A Prefeitura de Angra, através da Fundação de Cultura (Cultuar), está apoiando a ida de um grupo de 12 jovens do Centro de Integração Valorização e Ajuda - ONG do bairro Belém - ao Fórum Mundial de Educação Infanto-juvenil (FMEIJ), dias 25 e 26 deste mês, em Osasco (SP), atendendo a solicitação dos participantes da ONG, que tem como um dos principais entusiastas , e que está levando o grupo para o fórum, o professor voluntário Arundo Terceiro, cujo nome não é artístico, como podem pensar, é seu nome de registro de nascimento.
O fórum é um dos maiores eventos da área e contará com a participação de representantes de vários países, ministro da Educação, Fernando Haddad , o secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanucchi, e o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do ministério da Educação, André Lázaro.
- E, para orgulho do município de Angra, o fórum também contará com a significativa participação dos nossos jovens artistas do Belém - diz a secretária-executiva da Cultuar, Stella Salomão.
A ONG, segundo seus participantes, é a única do município que vai apresentar projeto no Fórum Mundial: o “Escola Experimental de Cultura Popular”.
O Centro de Integração Valorização e Ajuda nasceu na comunidade do Belém há mais ou menos dois anos. Hoje já atende a cerca de 420 pessoas de todas as idades, desde crianças a partir de seis anos a idosos. É coordenado por Neusa Maria Ribeiro.
O centro desenvolve vários trabalhos, envolvendo danças populares, reforço escolar, ginástica para pessoas da terceira idade, teatro, musicalização e oficinas recreativas e profissionalizantes. Atua no Belém, na Avenida Bom Jesus, 1239, na Sapinhatuba 3, no antigo prédio da Igreja Católica; e no Ciep de Jacuecanga. Brevemente , segundo Arundo, o projeto estará sendo realizado a todo vapor também em Monsuaba.
Para os jovens e o professor Arundo, “esta é mais uma importante oportunidade que eles conseguiram abraçar para divulgar a cultura da cidade e que o farão com muita alegria.
-Nosso projeto é muito bonito e está crescendo a cada dia que passa e envolvendo vários segmentos. No Fórum Mundial vamos apresentar o que estamos desenvolvendo com o grupo de Cultura Popular e com os jovens da Escola Experimental de Frevo. Nosso objetivo é fazer com que um número maior de pessoas abrace o projeto porque precisamos de ajuda para ajudar um maior número de pessoas. Ressalto a importância de se conseguir apoio como este da Fundação de Cultura, que está nos proporcionando transporte para a viagem, e, com isto, nos possibilitando levar um número maior de jovens para participar de todos os eventos do fórum. Vamos mostrar que, com poucos recursos mas com muita seriedade, podem se fazer bastante coisas belas e significativas , como as que estamos fazendo em um ONG localizada em um bairro periférico. Nossos jovens, por sua vez, também terão oportunidades de conhecer projetos que outros grupos vêm desenvolvendo no Brasil e no mundo. E que mais apoios como este venham. Esse é o meu desejo e o de todas as 420 pessoas que já estão fazendo cultura e ganhando saúde com o nosso projeto- diz o esperançoso Arundo.
Os jovens da ONG do Belém irão se apresentam o projeto a “Escola Experimental de Cultura”, no Fórum Mundial, na manhã do dia 25, para centenas de pessoas, mostrando o trabalho que vêm desenvolvendo pela cultura popular da cidade e as experiências positivas que têm vivido. Mais informações sobre o projeto pelos telefones (24) 3368-6734 e 3368-5119.
Projeto cultural no Fórum Mundial de Educação
Com apoio da Cultuar, 12 jovens do Centro de Integração do Belém vão apresentar projeto cultural no fórum