A Prefeitura de Angra, através da Fundação de Saúde (Fusar), realizou nos meses de dezembro de 2009, janeiro e fevereiro de 2010, um curso de atualização para médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde com o tema: “Alimentação complementar”, que é a oferecida a criança a partir dos seis meses para complementar o leite materno.
O curso, que tem três horas de duração, foi coordenado pela nutricionista Andréa Paiva Martins e ministrado por Mirajalba Nunes e Luciana Bandeira, nutricionistas da Fusar, e Cecília Quibem, da Secretaria de Educação.
Segundo a coordenadora, 166 profissionais da saúde participaram do curso, que foi dividido em oito turmas de cerca de 20 pessoas, realizadas nos distritos sanitários do município (divisão feita pela Fusar do município).
“O curso tem a finalidade de auxiliar os profissionais de saúde na orientação sobre alimentação das crianças para a formação de hábitos alimentares saudáveis, com a introdução de alimentos em tempo oportuno, visto que, os primeiros anos de vida de uma criança, especialmente os dois primeiros, são caracterizados por crescimento e desenvolvimento acelerados”, explicou a Superintendente de Planejamento, Controle, Avaliação e Regulação da Fusar, Ana Cláudia Marinho. “A alimentação nessa fase da vida é importantíssima, uma vez que deficiências nutricionais ou condutas inadequadas quanto à prática alimentar podem causar prejuízos à saúde da criança, deixando sequelas como retardo de crescimento, atraso escolar e desenvolvimento de doenças crônicas”, finalizou. Em setembro serão abertas outras turmas, e as inscrições serão realizadas nas unidades de saúde pelos coordenadores dos distritos.
Curso sobre alimentação complementar
166 profissionais fizeram o curso e serão abertas novas turmas em setembro