Prefeito vistoria obras de contenção

Expectativa é de que elas fiquem prontas em 8 meses

Sexta-Feira, 12/03/2010 | .

O prefeito Tuca Jordão se reuniu nesta sexta-feira, dia 12, com o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), Ícaro Moreno, e com engenheiros das empresas executoras para discutir detalhes sobre as obras de contenção que estão sendo feitas no município com recursos do governo federal e gerenciadas pelo estado. O encontro aconteceu no Salão Nobre da prefeitura e contou com a participação dos secretários de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, de Obras, Ricardo Tabet, e de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares.

 As obras incluem áreas como o Morro da Carioca, Morro do Bonfim, Estrada do Contorno etc. Foram discutidos detalhes como o cronograma das obras, que, de acordo com o prefeito, deverão ficar prontas antes do próximo verão, dentro de cerca de oito meses.

 – O Morro do Tatu inicialmente ficou de fora das obras contempladas pela verba de R$ 30 milhões do Ministério da Integração, mas lá, nós estaremos entrando com recursos próprios – disse Tuca, anunciando mais uma intervenção para contenção.  

 O prefeito saiu em comitiva para visitar os locais das obras. Ele passou pelo escritório das empresas de engenharia e viu as máquinas que estão sendo utilizadas e análises do solo. A Emop é a responsável pela gestão das obras, a Muniz e Espada, pela elaboração dos projetos, a Tecnosonda e a Geomecânica, pela execução das obras.


HABITAÇÃO

 O prefeito falou sobre as unidades habitacionais que serão construídas para remanejar os moradores retirados de áreas de risco. De acordo com ele, 1.280 moradias serão construídas ainda este ano, em um prazo, por ele estimado, de seis meses. 

 – Nesta segunda-feira recebo os representantes da Odebrecht, e as obras já irão começar – anunciou Tuca. A Odebrecht será a empresa responsável pela construção.

  As 1.280 unidades habitacionais incluem 480 apartamentos na Monsuaba e mais 800 moradias, que serão construídas em quatro grandes condomínios: dois na Japuíba  (um em um terreno em frente à Escola Municipal Cleuza Jordão, outro na área da Comisflu), um na Pousada da Glória e um no Frade. Tuca Jordão, Ícaro Moreno, os secretários e os engenheiros também visitaram os locais onde serão construídos os condomínios. O subsecretário de Habitação, Leonardo Corrêa, estava presente. De acordo com Tuca, o Batalhão da Polícia Militar, que ficaria na área da Comisflu, será construído em outro local da Japuíba, no Campo Belo.

Secretarias relacionadas: