Festa do Glorioso São Benedito

Procissão será na segunda-feira, 5 de abril

Quinta-Feira, 18/03/2010 | .

A Festa do Glorioso São Benedito é uma das mais bonitas manifestações religiosas de Angra dos Reis. O santo, que tem milhares de devotos, é considerado o segundo padroeiro da cidade. A festa é apoiada pela prefeitura, através da Fundação de Cultura (Cultuar). As comemorações começaram na quarta-feira, dia 23 na Igreja de Santa Luzia (Centro), às 19h30.

A grande procissão acontece sempre na segunda-feira depois do Domingo de Páscoa, às 17h, saindo do convento São Bernardino de Sena. Neste ano será no dia 5 de abril, dia de São Benedito, feriado móvel municipal. A procissão será precedida de uma grande missa campal, às 10h, no Cais de Santa Luzia.

A cidade já está começando a se preparar para o grande festejo, que tem quermesse , banda de música, missas, procissões e coroação do rei e da rainha, figuras folclóricas soberanas da festa, que é uma tradição secular da Irmandade de São Benedito, realizadora do evento.

O tema da festa é o mesmo da Campanha da Fraternidade da Confederaçãop Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “Economia Vida. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. A festa homenageará o padre João Nijis e frei Bento (in memoriam).

Um pouco sobre a festa

A festa de São Benedito é secular. Milhares de devotos participam da procissão pagando promessas por terem sido atendidos pelo santo devoto. A festa teve seu início com a tradicional devoção a São Benedito, trazida da África pelos negros escravos. Diz a história que os donos dos escravos (fazendeiros da região) vinham passar a Semana Santa na cidade e traziam com eles os escravos. Depois do Domingo de Páscoa, os donos davam a segunda-feira como folga para os escravos, e eles aproveitavam o dia para fazer a festa em devoção ao santo querido e também para se divertir. Então preparavam tablados para as danças, como o jongo, armavam pau de sebo, onde seus patrões colocavam uma nota (dinheiro) que eles, com muita dificuldade, tentavam apanhar e faziam suas preces.

Programação:

23 de março- 19h30- Apostolado da Oração e Comunidade do Menino Jesus de Praga- igreja Santa Luzia.

24 de março- 19h30- Ordem Franciscana Circular e Comunidade Praia do Anil- Igreja Santa Luzia.

25 de março- Ordem Terceira do Carmo e Comunidade do Monte Castelo- 19h30- igreja Santa Luzia.

28 de março- Levantamento dos mastros, às 16h- igreja de santa Luzia.

4 de abril- Importação das insígnias e coroação do rei e rainha- às 19h30- Igreja Santa Luzia.

Dia 5 de abril- Missa campal , às 10h, no Cais de Santa Luzia, e grande procissão, às 17h, saindo do convento São Bernardino.



 

Secretarias relacionadas: