Vacinação contra a Influenza A já começou

Gestantes terão vacina específica

Sexta-Feira, 19/03/2010 | .


A campanha de vacinação contra a gripe Inluenza A (H1N1) já começou em Angra. Segundo dados da Fusar (Fundação de Saúde de Angra dos Reis), já receberam a dose da vacina 304 indígenas e 1.961 profissionais da rede de saúde no município (de instituições públicas e privadas). “No total, serão 77.500 pessoas em toda a cidade, entre aquelas pertencentes aos grupos definidos pelo Ministério da Saúde”, afirmou Diogo Ruiz, superintendente de Vigilância em Saúde da Fusar.

A vacinação das gestantes começará no dia 24 de março, após o município receber mais doses da vacina, na próxima terça-feira. Esse reforço não possui um tipo de conservante que poderia causar reações adversas nessas mulheres. “Apesar de nenhum teste científico restringir o adjuvante (conservante) utilizado na composição, a Fusar prefere aplicar vacinas sem ele nas gestantes”, disse Diogo Ruiz.

A Fusar lembra a todos que serão vacinados que, durante trinta dias, após a aplicação da vacina, não se deve doar sangue. As gestantes devem levar o cartão do pré-natal para registrar a vacinação. “Os responsáveis por crianças de seis meses a dois anos incompletos devem levar também o cartão de vacinação”, disse o Superintendente.

Os locais em que ocorrem a vacinação são: SPA – Parque Mambucaba; ESF – Frade Praia; SPA – Japuíba; Casa Amarela (ao lado do CEM) – Centro; SPA – Jacuecanga; CEM – Monsuaba; SPA – Praia do Abraão.

A população com doenças crônicas (obesidade de grau III, diabetes, doenças cardíacas graves, pulmonares graves e imunodepressão) e a população de seis meses a dois anos incompletos (1ª dose da vacina), de 22 de março a 2 de abril.

De 5 a 23 de abril, a população de 20 a 29 anos; de 24 de abril a 7 de maio, é a vez da população com mais de 60 anos (sazonal – gripe, e H1N1); e a população de 30 a 39 anos, de 10 a 21 de maio.

Secretarias relacionadas: