Edital para cadastramento de artistas

O edital é exclusivo para artistas de Angra

Terça-Feira, 23/03/2010 | .

Já se encontra no site da prefeitura - www.angra.rj.gov.br – o Edital de Seleção Pública para cadastramento de artistas de todas as modalidades, como músicos, atores, artistas de circo, dançarinos, artistas plásticos, artesãos, grupos de cultura popular e demais interessados em participar dos cinco projetos que a Fundação de Cultura de Angra (Cultuar) irá realizar nos espaços culturais do Centro , praças e bairros da cidade, de abril a dezembro deste ano.O edital é exclusivo para artistas que residem em Angra.

O cadastramento pode ser feito até o dia 31 de março. A inscrição deve ser entregue na sede da Cultuar, Rua Quaresma Júnior, 119, Centro. O formulário padrão para inscrição está disponibilizado na sede da Cultuar e no edital que se encontra no site.

Os cinco projetos , Convento Convida ( convento São Bernardino de Sena), Arte na Praça (Cais de Santa Luzia), Café Filósófico (Casa de Cultura), Circuito CCTM (Centro Cultural Theophilo Massad) e Cultura Itinerante ( praças e quadras cobertas de diversos bairros) prometem movimentar Angra, de terça a domingo, valorizando todos os artistas que comprovadamente residirem na cidade, oferecendo uma diversidade de atrações e oficinas para toda a população, crianças, adultos e turistas. Enfim, toda a cidade sairá ganhando e com ela a cultura da região.

O edital, antes de ser publicado, foi discutido pelos artistas, reunidos em todos os grupos setoriais do Conselho Municipal de Cultura, que participaram de diversas reuniões com a diretoria da Cultuar, no início do ano, na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis. A fundação, depois de realizar as reuniões, enviou cópias do edital às setoriais para que os artistas o estudassem e fizessem adequações. As sugestões foram feitas e estudadas pela Cultuar e, de acordo com a viabilidade, muitas foram aceitas e incorporadas ao edital.

Para o presidente da Cultuar, Roberto Peixoto, esse é mais um passo importante no fortalecimento da cultura de Angra, porque, pela primeira vez na história recente da cidade, os artistas da terra também vão ter vez e voz no cenário cultural.

  • A nossa Cesta Cultural com os cinco projetos é um projeto inicial que tem tudo para crescer e ser melhorado a cada dia. Para isso precisamos estar juntos, artistas e fundação, sempre conversando para chegarmos a um denominador comum , que é a valorização da nossa cultura para que ela seja apoderada pela população ( o público deve ser espectador e produtor) e para que também seja uma das principais atrações turísticas da região.O primeiro passo já foi dado. Estamos abrindo todos os espaços culturais para que nossos artistas possam se apresentar e ensinar às nossas crianças suas habilidades artísticas, recebendo valores justos. Sabemos que precisamos avançar a cada dia que passa – explica Roberto.

Secretarias relacionadas: