A Prefeitura de Angra está realizando nesta terça-feira, dia 23, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), o evento “Dia Mundial da Água”, em comemoração à data, celebrada na última segunda-feira, dia 22. Palestras, oficinas e dinâmicas estão sendo oferecidas a estudantes do município. O tema do evento é “Preservação e utilização racional dos recursos hídricos”, e o objetivo é conscientizar sobre a responsabilidade de cada um com a preservação ambiental e o equilíbrio hidrológico, mostrando que a água é um bem finito, vulnerável e precisa ser preservada.
O evento está sendo organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e conta com a participação do Saae, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Eletronuclear.
Durante a manhã os alunos saíram para um trabalho de campo. Eles foram até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Jacuecanga, que pertence ao Saae, para conhecer o procedimento de coleta e tratamento da água. Depois, retornaram ao laboratório do CEA para análise do material. Tudo isso acompanhados por profissionais do Saae e da Secretaria de Meio Ambiente.
Os alunos também assistiram a duas palestras, oferecidas pela equipe do Inea, com os temas “Ciclo das águas” e “Águas virtuais”, e participaram de uma oficina onde aprenderam a confeccionar, com garrafas PET, armadilhas para a captura do mosquito da dengue. A Eletronuclear apresentou aos participantes seus programas de monitoração ambiental, que medem os impactos da usina na região.
O evento conta ainda com outras três palestras: “A importância e o uso da água como recurso finito”, com Renê Wollmamm, chefe de Licenciamento e Fiscalização do Inea; “Gestão pública do Saae no abastecimento de água no município de Angra dos Reis”, com Alexandre Giovanetti, gerente da Divisão de Engenharia do Saae; e “Importância da criação de unidades de conservação (UCs) para preservação dos recursos hídricos”, com Cristiane Francisco, professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Para encerrar o evento, será feita uma mesa-redonda com o tema “Preservação e utilização racional dos recursos hídricos”.