Aberta a Conferência Municipal de Esportes

Evento vai definir a política esportiva que será implementada em Angra dos Reis

Sexta-Feira, 26/03/2010 | .

Começou quinta-feira, dia 25, no hotel Meliá, a Conferência Municipal de Esportes. O evento é organizado pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio de sua Secretaria de Esporte e Lazer, e tem como objetivo discutir políticas de gestão e planejamento para o setor nos próximos anos. O evento reuniu secretários, vereadores e representantes do setor esportivo, como dirigentes, atletas e profissionais de educação física.

 Participaram da mesa de abertura o vice-prefeito Essiomar Gomes, representando o prefeito Tuca Jordão; o ex-jogador de vôlei Tandy, campeão olímpico e mundial, que dará uma palestra na conferência; o secretário de Esporte e Lazer, Daniel Santiago; o representante do Ministério dos Esportes, Ismael Cardoso; a presidente da Câmara dos Vereadores, Vilma dos Santos; o presidente da Comissão de Esporte da Câmara, Jorge Eduardo; o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Cref 1), Écio Nogueira; e o conselheiro do Cref 1, José Paulo Neves.

 As discussões da conferência estão dentro de três eixos temáticos: esporte de alto rendimento, esporte de participação e gestão e planejamento do esporte no município. Os principais assuntos são a construção de um complexo esportivo, que deverá funcionar no Grêmio Desportivo Verolme (GDV); capacitação profissional; regulamentação da utilização dos espaços públicos de esporte e lazer; definição de programas de esporte e lazer; formas de apoio às associações esportivas; definição do calendário anual de eventos da Secretaria de Esporte e Lazer; e o fundo municipal de apoio ao esporte e a lei de incentivo ao esporte. 

 – A gente não pode pensar em implementar uma gestão esportiva sem discutir com a sociedade de forma ampla e com transparência – disse Daniel Santiago, ressaltando o caráter democrático da conferência.  

 Tandy destacou o empenho da prefeitura para desenvolver o setor, demonstrado pela realização da conferência. – Angra está saindo na frente, mostrando que quer crescer no esporte – disse ele.

 Essiomar Gomes falou de sua expectativa positiva sobre o evento. – Tenho certeza que daqui vamos tirar bons resultados para investirmos no esporte – afirmou. O vice-prefeito ressaltou os investimentos que já vêm sendo feitos, citando as diversas quadras inauguradas. – Hoje, praticamente em todos os bairros nós temos uma quadra – disse ele.

 Outro assunto levantado por Daniel Santiago e Essiomar foi a luta do Estado do Rio de Janeiro contra a redivisão dos royalties do petróleo, o que geraria uma enorme perda para o estado e os municípios, afetando todos os setores, inclusive o esporte.

 – Se perdermos a arrecadação, as prefeituras terão que diminuir os repasses para as secretárias – explicou Essiomar.       

 Também foi exibido um vídeo com o ministro do Esporte, Orlando Silva, falando sobre a 3ª Conferência Nacional de Esportes, que deverá acontecer em junho deste ano. A meta é o planejamento e a estruturação do setor para os próximos 10 anos, definindo rumos e metas para o esporte brasileiro. Por meio da Conferência Municipal de Esportes, Angra se credencia para participar e apresentar propostas na conferência nacional e também na estadual, a ser realizada no mês de abril.

 Serão formadas diversas câmaras setoriais para debater os temas. As câmaras setoriais representam as várias modalidades esportivas e serão divididas em Artes Marciais, Esportes Aquáticos, Atletismo, Esportes Individuais e Radicais, Esportes Náuticos e Subaquáticos, Esportes de Quadra e Coletivos, Esportes Hípicos, Esportes Paraolímpicos, Futebol (praia, campo e futsal) e Profissionais de Educação Física. 

  Durante a conferência, será formado, por meio de uma eleição, o Conselho Municipal de Esporte, que irá colaborar na gestão esportiva do município. O órgão será composto por 15 membros: dez das câmaras setoriais e outros cinco do poder público. Esses cinco serão o secretário de Esporte e Lazer, que será o presidente do conselho, um membro da Secretaria de Esporte e Lazer, dois representantes do Poder Executivo e um representante da Câmara Municipal, que é o presidente da Comissão de Esporte.
  
 
PROGRAMAÇÃO

26/03 - SEXTA-FEIRA
08h00 – Credenciamento
09h00 – Início das atividades com a formação das câmaras setoriais, para escolha
e início das discussões dos eixos temáticos e leitura da lei municipal N°. 1.932/08
10h30 – Palestra com o campeão olímpico Tandy
12h30 – Almoço
14h00 – Atividades das câmaras setoriais – discussão dos eixos temáticos
18h00 – Término das atividades das câmaras setoriais e entrega de todo o
material elaborado e das conclusões acerca das discussões dos eixos temáticos

27/03 – SÁBADO
09h30 – Leitura das diretrizes e conclusões apresentadas pelas câmaras setoriais,
para cada um dos eixos temáticos
 - Eleição dos delegados e propostas para a Conferência Estadual
11h30 – Palestra com representante do Cref
13h00 – Almoço
15h30 – Eleição do Conselho Municipal de Esporte / Entrega dos Certificados de
Participação / Foto oficial / Palavras Finais
19h00 – Festa de encerramento

Secretarias relacionadas: