Procissão do Senhor Morto foi uma das mais bonitas

Matraca, Canto da Verônica, banda de música e muita fé pelas ruas da cidade

Segunda-Feira, 05/04/2010 | .

A Procissão do Senhor Morto em Angra dos Reis é secular e ainda conserva tradições preciosas da manifestação religiosa da cidade, como o som seco da matraca, um instrumento que é tocado na procissão para lembrar o sofrimento de Jesus, e o “ Canto da Verônica” (canto da paixão representando o lamento das mulheres de Jerusalém).

A procissão,seguida por milhares de fiéis, sempre sai da igreja da Ordem Terceira Carmo, logo após a encenação do Auto da Paixão, que acontece em frente ao convento do Carmo, na noite de Sexta-Feira Santa, acompanhada de religiosos, diversos grupos das irmandades, imagens de Jesus morto e de Nossa Senhora das Dores e da Banda Jardim Sarmento.

O cortejo, puxado pelo som da matraca, seguiu pela Rua da Conceição com a banda executando músicas próprias desta procissão,como “Saudades Eternas”, e realizou três paradas em altares montados pela Fundação de Cultura de Angra dos Reis ( Cultuar): em frente às igrejas Matriz e de Santa Luzia, e da sede da prefeitura. Nesses trechos a cantora Lenir Seixas Peixoto interpretou Verônica cantando “Oh! Voz Homme ( Canto da Paixão). A procissão seguiu então de volta à igreja da Ordem Terceira do Carmo.

No domingo , às 5h da manhã, outra importante manifestação da Semana Santa acontece no Centro da cidade de Angra, a Procissão da Ressurreição, seguida de missa da Páscoa, na igreja Matriz, e café comunitário, onde os fiéis sempre levam pratos deliciosos.

Secretarias relacionadas: