O balanço da 4ª reunião ordinária da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), ocorrida de 8 a 10 de abril, em São Luís, Maranhão, foi positivo, na avaliação dos mais de 30 representantes municipais dos destinos indutores do turismo brasileiro. Além das discussões em relação às perspectivas de crescimento de transporte aéreo doméstico no Brasil e da importância das feiras e eventos para o desenvolvimento do setor, o que reiterou a importância do encontro e agradou em cheio aos membros da Anseditur foi o anúncio do Ministério do Turismo(Mtur) confirmando que os 65 destinos indutores do turismo terão prioridade nas ações desenvolvidas pelo ministério em 2010, e entre elas, o investimento em marketing.
O secretário nacional de Políticas do ministério, Carlos Silva, acompanhado da coordenadora geral para Regionalização, Ana Clévia Guerreiro, prestigiou o evento e revelou, durante a reunião em São Luís, as principais ações do Mtur que serão executadas até o fim do ano. Além do projeto de marketing, Carlos Silva ainda destacou ações do Sistema de Gestão On-line dos 65 destinos, que facilitará a parceria entre a Associação e o Ministério, e a participação da Anseditur em estande na 5ª edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que será realizado no final de maio, em São Paulo, numa promoção do Governo Federal por meio do Ministério do Turismo.
“São basicamente três ações de importante participação da Anseditur: a apresentação de casos de sucesso de Gestão em Marketing, o encontro dos Grupos Gestores e o lançamento do Edital de Boas Práticas dos 65 destinos indutores, que será entregue em dezembro”, comentou o secretário Carlos Silva, ressaltando ainda que “até o fim do ano, o Ministério do Turismo estipulará um valor significativo para ser investido no projeto de Marketing dos destinos indutores, que colocará seus associados em ótima posição no mercado. Reitero o reconhecimento e o apoio do ministro Luiz Barretto em relação à importância da Anseditur para o cenário turístico brasileiro”, finalizou Silva.
O presidente da Anseditur, Marco Castello Branco, aprovou o resultado da reunião e agradeceu a importância dada pelo Mtur. “Estou muito satisfeito com o que aconteceu aqui em São Luís. A presença de representantes do Ministério do Turismo e o anúncio de tão boas notícias consolida a associação como um representante de fato dos destinos parceiros. Agora, a parceria com o ministério é uma realidade”, afirmou.
Elogio a Angra - A coordenadora geral para Regionalização do Mtur, Ana Clévia Guerreiro, citou os exemplos de Angra dos Reis e João Pessoa, como dois dos primeiros destinos indutores do turismo brasileiro a concluírem os trabalhos do inventário turístico, ação considerada importante, estabelecida pelo ministério dentro da nova política de gestão para o setor. “Aproveitando a presença do presidente da TurisAngra, Marcus Venissius, nesta reunião da Anseditur parabenizo Angra pela conclusão do seu inventário turístico, e que, assim como João Pessoa, está cumprindo uma etapa importante dentro da série de ações que os 65 destinos indutores têm pela frente no processo de qualificação e valorização do turismo como um todo”, destacou Guerreiro.
No final do encontro em São Luís, os representantes municipais dos destinos indutores do turismo posaram para uma foto simbolizando a união e a disposição de trabalho da Anseditur na direção do desenvolvimento do turismo brasileiro. Angra dos Reis foi o único município presente à reunião entre os cinco destinos indutores do turismo no Estado do Rio de Janeiro. Pela região Sudeste, além de Angra, se fizeram presentes os secretários de turismo de Vitória-ES, Belo Horizonte - MG e São Paulo – SP.
Angra é elogiada pelo inventário turístico
Parceria com o Ministério do Turismo é ressaltada e garante investimentos em marketing