Patrimônio histórico conservado, limpo e iluminado

prédios, monumentos e igrejas são atrações constantes na agenda cultural e religiosa da cidade

Terça-Feira, 20/04/2010 | .

Não é a toa que os mais de 500 anos de Angra dos Reis influenciam e atuam diretamente na vida de angrenses e de seus visitantes. Se as belezas naturais da cidade são cenários paradisíacos e atrativos inquestionáveis, pode-se afirmar que estes cartões postais não são os únicos que despertam o interesse de quem vive aqui ou de quem vem a passeio.

  Se a Mão de Deus teve influencia direta para os 816,3 km² do município, a participação do homem foi decisiva para que Angra dos Reis tivesse uma história tão rica e admirada. Seus prédios, monumentos e igrejas seculares fazem parte da vida de uma cidade essencialmente movida pelas suas tradições culturais e religiosas.

  Para orgulho de angrenses e contemplação de turistas, o acervo arquitetônico do município é uma jóia e atração constante. E é por isso que preservá-lo se faz necessário. Nos próximos dias a Prefeitura de Angra, por meio da TurisAngra, entrega a população mais dois locais valiosíssimos desta história e que passaram por reformas e receberam iluminação artística: o lendário Chafariz da Bica da Carioca e a Igreja da Santíssima Trindade de Jacuecanga.

  No processo de valorização do patrimônio histórico da cidade, a TurisAngra também fez a recuperação da iluminação artística do  Convento São Bernardino de Sena, Casa da Cultura e Igrejas da Matriz, do Carmo, Santa Luzia e Lapa.

  ”No Chafariz da Bica da Carioca, conseguimos realizar a recuperação da feição original das cantarias em pedra que estavam cobertas com oito camadas de repintura. Hoje se encontra totalmente livre as interferências que descaracterizavam o monumento. O piso de origem estava coberto por camadas de cimento e areia e calçamento não original. A recuperação só foi possível graças à prospecção, num trabalho minucioso de resgate da memória cultural deste patrimônio. Todo esse trabalho tem tido a supervisão e aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac.”, disse Alonso de Oliveira, gerente de Patrimônio Histórico.

  Há mais de um ano, que a Prefeitura cuida da manutenção e conservação de áreas e imóveis do Município que despertem interesse turístico, tais como: cais, praças, monumentos, prédios históricos, igrejas e outros num programa de revitalização do espaço físico e restauração dos imóveis históricos de Angra.

Secretarias relacionadas: