Grupos de Dança de Angra em destaque

Grupos vão se apresentar no convento São Bernardino de Sena em comemoração ao Dia Internacional da Dança

Segunda-Feira, 26/04/2010 | .

 A Setorial de Dança do Conselho Municipal de Cultura de Angra dos Reis e a prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), convidam a população e turistas para as comemorações do Dia Internacional da Dança (29 de abril).

Dez grupos de dança de Angra e grupos convidados especialmente para o evento vão fazer uma grande festa que acontecerá nos dias 1º e 2 de maio, no convento São Bernardino de Sena, a partir das 19h. Os dançarinos prometem muitas surpresas. Uma delas é que, pela primeira vez , a população poderá assistir a um grupo de valsa, composto por jovens da Japuíba e Encruzo da Enseada vestidos a caráter, apresentando um grande espetáculo.

Além da apresentação dos grupos, o evento está oferecendo gratuitamente workshop de jazz, dança do ventre, hip-hop para os dançarinos e pessoas interessadas.

O representante da Setorial de Dança, Hugo Leonardo da Costa, está confiante no sucesso do evento, que já está em sua segunda edição. A entrada é um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo em bom estado para ser doado a uma instituição beneficente.

No ano passado, o público atendeu ao pedido dos organizadores do evento e foi arrecadada uma boa quantidade de alimentos, enviados para a Associação Pestalozzi de Angra.

Hugo tem motivos para estar confiante. Segundo ele, os grupos de dança de Angra estão muito unidos e trabalhando sem parar, um ajudando ao outro, em prol do crescimento da dança na região.

Do ano passado para cá,. eles já estão vendo os bons resultados. Além da priimeira edição deste evento, realizaram também um festival de dança e atualmente estão participando do Projeto Sábado na Praça, da Subsecretaria de Parques e Jardins, da Secretaria de Obras de Angra.

Ele explica que os grupos se revezam e participam do projeto, que acontece periodicamente, das 9h às 17h, em diversos bairros da cidade, apresentando entretenimento, cursos e exposições. E a dança já conquistou espaço cativo no evento, agradando todos os públicos, que vibra com as apresentações.

- Nós, que fazemos parte da Setorial de Dança, estamos muito unidos e já sentimos que este é o caminho que precisamos continuar a trilhar para o crescimento de todos nós. Um grupo ajuda o outro, nos reunimos, discutimos nossos problemas, e, juntos, corremos atrás de metas únicas, e está dando certo. Com isso, nos fortalecemos. Prova disso será a apresentação do próximo fim de semana. A dança estava adormecida na cidade há anos e hoje está ressurgindo. E isto é muito bom para todos nós – afirma Hugo.

No dia 1º, o evento apresentará grupos infanto-juvenis e juvenis e no dia 2 será a vez dos grupos infantis e adultos. Diversos espetáculos de dança, como afro-brasileira, dança do ventre, balé infantil, hip-hop, dança de rua e dança contemporânea vão movimentar o espaço cultural do convento.

Os grupos de Angra que estarão em cena são a Cia. Sheyla Klautau, Escola de Dança Christiane Dias, Cia.Areana, Angra Free Dance, Grupo Experimental da Cultura Popular, As Estrelas do Oriente, Bebel Chaves, Patrícia Daniel Ballet, e o Grupo Dançarte, dentre outros.

Todo o evento está recebendo apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra, que está dando prosseguimento ao projeto de valorização dos artistas da terra.

Secretarias relacionadas: