A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, promoveu a IV Conferência Municipal da Cidade, na terça-feira (27), no Centro de Estudos Ambientais (CEA). O evento foi aberto pelo vice-prefeito Essiomar Gomes: “Nós sabemos das necessidades e dos problemas em nossa cidade, mas a responsabilidade ambiental é um dever de todos, governo e sociedade”. Ele também disse que o saneamento básico merece atenção especial em Angra, e que o governo começou a resolver a questão, a partir da implantação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). “São vários projetos em andamento e que começarão a dar resultados em breve”, disse Essiomar Gomes.
A subsecretária de Desenvolvimento Urbano, Maria Leonor Rodrigues, na abertura do evento, ressaltou a importância da conferência, para “buscar um novo caminho para o uso do solo e para o desenvolvimento urbano de Angra dos Reis”. Ela lembrou da existência do Conselho Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, como exemplo de quanto a cidade está avançada na gestão do meio ambiente.
A importante relação entre a questão do meio ambiente e o saneamento foi apresentada pelo presidente do Saae, Carlos Alberto Marcatti. “Quero destacar que o meio ambiente é um tema muito ligado a nós, do saneamento básico. O governo federal também entendeu a importância do saneamento ao incluí-lo na discussão sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”. Marcatti lembrou que em Angra dos Reis o projeto de para sanear toda a área central da cidade está adiantado e que o Saae está finalizando os processos para o início das obras.
Estiveram presentes à conferência os vereadores Leandro Silva, Cordeiro, Ilson Peixoto e Manoel Parente. O vereador José Antônio, na abertura, afirmou que a importância de se “discutir o espaço urbano é justamente estabelecer um diálogo sobre o que queremos de bom para Angra dos Reis, em termos de qualidade de vida e meio ambiente.
Os integrantes da conferência aprovaram o regulamento e em seguida assistiram três palestras. Cássio Veloso de Abreu, mestre em Arquitetura pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro do Conselho Estadual das Cidades, apresentou “Conferência das Cidades: avanços e dificuldades” e “Angra e o processo de gestão democrática”. Encerrando o ciclo, Romay Garcia, doutorando em Geografia pela UFF proferiu a palestra “Integração da política urbana”. Na parte da tarde houve uma introdução às dinâmicas de grupo e formação de grupos de trabalho para discussão dos sub-temas.
Angra realizou IV Conferência da Cidade
Evento debateu políticas de desenvolvimento urbano