Belos espetáculos de Dança em Angra

Setorial de Dança comemora Dia Internacional da Dança em grande evento no convento São Bernardino de Sena

Segunda-Feira, 03/05/2010 | .

 

Dois dias de espetáculos com 46 coreografias, desde balé classico a dança de rua, foi o brilhante resultado da segunda edição do evento em comemoração ao Dia Internacional de Dança (29 de abril), organizado por grupos de Angra, reunidos na Setorial de Dança do Conselho Municipal de Cultura, nas noites de 1º e 2 de maio, no Convento São Bernardino.

Durante todo o evento houve intensa troca de conhecimentos e saberes entre todos que atuam no setor, e a população pode contar com uma ótima opção cultural no fim de semana.

O público, que vem acompanhando os grupos de Angra nos últimos anos, saiu entusiasmado com o que presenciou. “O crescimento dos grupos é visível tanto na evolução nas coreografias, figurinos e performances. As crianças e todos os nossos bailarinos estão muito mais seguros no palco”- disse Ana Cláudia Ventura, que estava na platéia, na noite do dia 2, com a filha de Júlia, 6 anos, que dança em grupos da escola e já pensa ingressar em um dos cursos da cidade.

Participaram do evento a Academia Sheyla Klautau, Angra Free Dance, As Estrelas do Oriente, Cia. Arena, Cia de Dança  Bebel Chaves, Dançarte Angra, Escola de Danças Christiane Dias, Grupo Experimental da Cultura Popular, Patricia Daniel Ballet e Marcelo Pires.

Grupos do Rio de Janeiro como a Cia de Dança Ney Andrade (São João de Meriti RJ ), Cristiane Nascimento (São João de Meriti RJ ), Rafael Ramos (Nova Iguaçu RJ) e Cia. de Danças Movimento em Cena (São João de Meriti RJ ) foram os convidados especiais. 

Além das apresentações aconteceram importantes workshop de dança , durante as tardes de sábado e domingo, no mesmo espaço, com boa participação de bailarinos e pessoas interessadas em aprender abonita arte.

O evento com o apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), teve como objetivos principais valorizar, difundir, dar visibilidade aos trabalhos, e estimular os talentos da terra, oferecendo oportunidades de vivenciarem múltiplas manifestações artísticas.

O presidente da fundação, Roberto Peixoto, ao abrir o evento falou da importância dos grupos estarem sempre se reunindo e se apresentando para fortalecer o setor. Elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelo representante da setorial, Hugo Leonardo, que está sempre procurando a fundação para buscar apoio e dar sugestões para a melhoria do setor. “Sei que a Setorial de Dança é uma das que mais está crescendo na cidade e se unindo em prol de toda a classe. Vemos isso com bons olhos porque demonstra amadurecimento do movimento cultural e precisamos estimular cada vez mais essas iniciativas” -disse Roberto Peixoto, parabenizando os grupos participantes.

Para a Setorial de Dança o evento foi o embrião para futuros outros como o 2º Festival Municipal de Dança, Angra em Movimento que acontecerá agora em julho. O representante da setorial, Hugo Leonardo, saiu feliz do evento. Ele explica que todos os grupos se esforçaram para atender às expectativas do público e conseguiram ótimos resultados."Assistimos nessas duas noites espetáculos muito bons.Todos tiveram oportunidades iguais de se apresentarem e estavam bem entrosados. Vimos crianças, adultos e jovens dançando, conversando, aprendendo, se divertindo e se apresentando para uma grande plateia. Um grande movimento tendo a dança como estrela. Isto é o que realmente almejamos”- disse ele.

O Dia Internacional da Dança foi introduzido no calendário internacional em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.


Secretarias relacionadas: