A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Subsecretaria de Agricultura, realizou em parceria com técnicos do governo estadual uma reunião com os secretários de agricultura da Região Costa Verde no dia 3 de maio. O evento aconteceu na Casa de Cultura de Angra dos Reis. Estiveram presentes representantes de Angra, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí.
O objetivo da reunião, segundo o Subsecretário de Agricultura de Angra, Marcos Aurélio Chagas, foi “debater a campanha de vacinação contra a febre aftosa na região”. Ele informou que o índice de cobertura vacinal na cidade chega a 100%. Clarissa Pimentel, Chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária em Angra, disse que é importante para o governo estadual convidar os representantes das cidades da região para debater a questão da vacinação contra a febre aftosa. “A Costa Verde é uma das regiões com alto índice de vacinação, bem acima dos 85% recomendados pela Organização Internacional de Episotíase (OIE)”, afirmou Clarissa.
Segundo o Coordenador de Pecuária da Prefeitura de Angra, Fernando Tristão, o rebanho da cidade atinge quase 6 mil cabeças de gado. “Somando Itaguaí, Paraty e Mangaratiba, são quase 30 mil”, disse Fernando. Apesar de o número do rebanho da região ser considerado pequeno, o Coordenador explica que há a preocupação, nas quatro cidades, de manter baixo o risco sanitário.
Os técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) fizeram uma apresentação com informações sobre a febre aftosa e a brucelose (outra doença que ataca o gado). Dados sobre noções de higiene no trato com os animais e medidas preventivas para evitar essas doenças foram debatidos.
Secretários de Agricultura fazem reunião em Angra
Encontro regional debateu a vacinação contra febre aftosa