A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Atividades Econômicas, realizou uma reunião com pescadores, representantes da categoria, Ministério da Pesca, vereadores e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) para debater a elaboração do acordo de pesca da cidade. O evento aconteceu no Centro de Estudos Ambientais (CEA) em Angra, no dia 30 de abril.
O Subsecretário de Pesca Humberto Martins, representando a prefeitura, abriu os trabalhos, ressaltando que o governo está apoiando o acordo de pesca porque acredita que a medida será a melhor para os pescadores. “Agradeço a presença de todos e a disposição para, juntos, democraticamente, debatermos o acordo de pesca aqui em Angra dos Reis”, disse Humberto. Também pela prefeitura participou da reunião o Gerente de Pesca, Mauro Rosa.
Em seguida houve a apresentação de Alexandre Kirovsky, assessor da Secretaria Executiva do Ministério de Pesca. Ele explicou inicialmente que a pauta da reunião era apresentar toda a dinâmica do que foi debatido até o momento. “Estamos aprontando um plano de trabalho, para que seja feito um convênio entre o Ministério da Pesca, a Prefeitura de Angra, a Fiperj e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)”, disse Alexandre. Ele definiu o futuro acordo como uma gestão sustentável da pesca e da aquicultura, com a participação da sociedade, sempre com atenção ao meio ambiente e ao desenvolvimento econômico.
“O acordo de pesca requer total e permanente envolvimento da sociedade, em todas as suas fases: na aprovação, implementação, no monitoramento e na avaliação”, disse Alexandre Kirovsky.
Pelo Poder Legislativo de Angra dos Reis, esteve na reunião o vereador José Antônio. Ele afirmou que o acordo de pesca, quando for feito, poderá garantir “boas condições de trabalho, geração de mais renda e o futuro das novas geração de pescadores”. Ele destacou que a Câmara Municipal está sempre à disposição para debater o assunto, através da Comissão de Pesca.
A reunião foi marcada pela ampla participação, com a palavra franqueada a todos, sem a formação de uma mesa de debates. Cerca de 40 pescadores e seus representantes participaram dos trabalhos. O presidente da Fiperj, Antônio Emílio Santos também esteve na reunião, mas preferiu assistir os debates, assim como o assessor da Casa Civil da Presidência da República, Fernando Beltrão.
Prefeitura debateu o acordo de pesca
Reunião com pescadores, Ministério da Pesca e governo estadual debateu as condições do acordo