Todas as principais ruas do Centro de Angra, logo, logo vão estar enfeitadas e coloridas com bandeirinhas vermelhas e brancas anunciando a Festa do Divino Espírito Santo. Devotos, admiradores das danças folclóricas da festa e de todo o festejo, já estão se preparando para participar do grande evento pelas ruas, igrejas e Praça Zumbi dos Palmares, onde acontecerão as danças.
Os principais detalhes do tradicional evento, que vai acontecer de 21 a 23 de maio, já estão sendo finalizados. As responsáveis pela organização da festa são a Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar) e a paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Elas estão trabalhando unidas e a todo vapor para realizá-la mantendo toda a beleza, religiosidade e manifestações culturais tradicionais, que a marcam desde séculos passados.
A Festa do Divino é de origem portuguesa. Foi trazida para a cidade pelos colonizadores portugueses e teve seu apogeu no XVII. Durante um tempo ficou esquecida e quase se perdeu. Na década de 80 foi resgatada, no governo do então prefeito João Luiz Gibrail Rocha e até hoje é uma das tradições mais importantes do calendário cultural da cidade, que precisa ser preservada e valorizada.
O desafio para manter a festa está sendo grande porque os recursos destinados pela prefeitura ao evento foram reduzidos. Mesmo assim, os representantes da comissão organizadora garantem que não estão medindo esforços para que a festa aconteça da melhor maneira possível. O sonho de quem luta pela preservação da festa é de que ela se fortaleça e volte a ser feita quase que totalmente pela igreja e a população, como era no passado. "A Cultuar e a paróquia de Nossa Senhora da Conceição também entendem que esta é a melhor solução, e por isso estamos fazendo o dever de casa da melhor maneira possível para que esse sonho se transforme em realidade. Desde o início do ano estamos nos reunindo e procurando dividir as tarefas da festa para que ela não fique tão dependente dos recursos da prefeitura" - afirma o presidente da Cultuar, Roberto Peixoto.
A corrida agora é para aprontar as roupas e adereços coloridos e pomposos do Menino Imperador, do séquito e dos componentes das danças: fazer as bandeirinhas, ensaiar os dançarinos para se apresentarem impecavelmente e finalizar pequenos, mas importantes, detalhes para que a festa seja um sucesso.Todas as manifestações da festa estão sendo mantidas
Manifestações folclóricas mantidas e valorizadas
Todas as manifestações da tradicional festa, que é uma das últimas do país que ainda apresenta um grande número de danças, serão mantidas: novenas, alvorada com a banda Jardim Sarmento, queima de fogos, chegada do Menino Imperador no Cais de Santa Luzia, passeatas, café e almoço comunitário, danças, missas, coroação do Imperador, corte do bolo, distribuição de pães bentos e procissão.
A festa dura 10 dias. As novenas vão começar dia 14. O Imperador chega na cidade no dia 21, às 10h, abrindo a parte profana do festejo. O prefeito o presenteia com a chave da cidade . Crianças de várias escolas e a população em geral também se aglomeram no cais para recebê-lo com aplausos, queima de fogos e barulhos dos coquinhos nas mãos dos dançarinos. Depois todos saem em passeata, com a burrinha e bate moleque e a vaca malhada pelas ruas da cidade avisando que a festa está começando.
As danças acontecem durante as três últimas noites da festa (21,22 e 23) e o ápice religioso é uma grande procissão, que sai da greja Matriz às 17h do dia 23, com imagens em andores, irmandades, Menino Imperador, banda de música, folias de Reis, componentes das danças e a população, pelas ruas da cidade.
O império, onde acontecerão as danças folclóricas que animarão a festa, será armado em uma grande tablado coberto na Praça Zumbi dos Palmares ( Mercado Municipal). Lá, o Menino Imperador , Caio Lima Soares, que foi escolhido entre os meninos da catequese, será homenageado pelos dançarinos, autoridades e aclamado pela população, que comparece em peso para prestigiar as danças, atrações convidadas (grupos folclóricos e Coral da Cidade) e a queima do Quadro Glória, que encerra os festejos.