O prefeito Tuca Jordão esteve presente na inauguração da nova sede do posto regional de Polícia Técnico Científica, na rodovia Mário Covas, Km 113, ao lado da entrada do Condomínio Morada do Bracuí, na sexta-feira, 7.
O evento contou com a presença do vice-governador Luiz Fernando Pezão, que representou o governador Sérgio Cabral e falou do prazer em entregar a nova sede regional, localizada em Angra.
“O governo do Estado está se empenhando em realizar mudanças na segurança pública e, atualmente, estamos fazendo oito casas de custódia em todo o estado. Sabemos da necessidade em trazer uma para Angra para dar dignidade aos presos, que precisam do cuidado da família e ter oportunidade de inserção social. Essa delegacia é um avanço da Polícia Técnica em Angra”, falou o vice-governador.
O prefeito Tuca Jordão agradeceu o governo do Estado pelo investimento no município e ao vice-governador Luiz Pezão pelo empenho em trazer os recursos necessários para a reestruturação da cidade, após a tragédia.
“O apoio do Pezão foi total e, nesta semana mesmo, estive com ele para pedir mais recursos para as obras de habitação, porque a sondagem determinou que na fundação devêssemos bater estacas e que não poderíamos fazê-la de forma direta. Ele prontamente atendeu”, falou o prefeito, que ainda parabenizou o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, presente no local, pelo trabalho, como a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro e por equipar e trazer tecnologia para a sede regional da Polícia Técnico Científica construída no município.
Os postos regionais de polícia técnica-científica reúnem em um mesmo prédio o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística, permitindo maior rapidez nos trabalhos de necropsia, perícia e identificação criminal, necessários à rotina policial. O projeto, além de criar melhores condições de trabalho aos peritos e legistas, faz parte do processo de modernização e descentralização desses serviços.
O PRPTC de Angra dos Reis consiste um uma área total de 1.138,80 m2, o projeto é composto por três alas para atender ao IML. Ao Instituto de Criminalística e a administração. O posto conta com salas de necropsia, câmaras frigoríficas, clínicas médicas e laboratórios para abrigar os equipamentos de perícia técnica e medicina legal. Além disso, os equipamentos de informática estarão ligados em rede com as delegacias legais, dando maior agilidade aos procedimentos policiais que envolvem a atuação dos órgãos técnicos da Polícia Civil.
Estiveram presentes à cerimônia de inauguração o coordenador geral do Programa de Delegacia Legal, César Campos; o chefe da Polícia Civil, Alan Turnowisk; entre outras autoridades do governo municipal, como secretários e os veradores: Ricardo Dutra; Leandro Silva; José Antônio, Manoel Parente e Antônio Cordeiro.
Sede da Polícia Técnico Científica é inaugurada
Vice-governador Luiz Fernando Pezão representou o governador Sérgio Cabral na ocasião