Na quarta-feira, 12, o prefeito Tuca Jordão vai entregar mais a segunda escola em horário integral de seu mandato, antecipando a previsão de entrega, inicialmente agendada para agosto. A unidade funcionará na E.M. Monsenhor Pinto de Carvalho, localizada na Enseada das Estrelas, Ilha Grande, que foi totalmente reformada e ampliada para atender o projeto do Centro de Educação de Horário Integral (Cehi).
Atualmente, a escola tem 47 alunos matriculados e atende também a alunos da Praia de Fora, do 1º ao 5º ano. O seu quadro de funcionários é composto por quatro professores, um secretário escolar, um auxiliar de secretária e biblioteca, duas merendeiras e dois zeladores e tem como diretora a professora Aline de Souza Ramos.
A antiga escola tinha um pavimento com duas salas de aula, sanitários masculino e feminino, um pequeno refeitório, cozinha, despensa, área de serviço, depósito, secretaria, sanitário para funcionários, dormitório único para professores e varanda, totalizando uma área de 222,54 m2.
O novo prédio tem 493,63 m2 de área construída, distribuída em dois pavimentos com quatro salas de aula, laboratório de informática, sala de audiovisual, biblioteca, rampa e sanitários adaptados para portador de necessidades especiais, refeitório ampliado, novo almoxarifado, cozinha, parea de serviço, despensa, depósito, sanitários para os alunos (masculino e feminino) em ambos pavimento, secretaria, alojamento para professores com dormitórios masculino e feminino separados, incluindo copa e banheiro exclusivo e integrados, circulações, instalações elétricas, para-raios extintores de incêndio.
Vale ressaltar que o pavimento térreo existente, também sofreu modificações e ampliação, contando com nova estrutura de concreto armado, troca de todo o emboço interno e externo, troca dos revestimentos cerâmicos internos, pisos, louças e metais, instalações elétricas e hidrossanitárias, janelas e portas, ferragens, bancadas de granito, recebendo pinturas novas nas paredes, tetos e grades.
“A escola está toda pastilhada por dentro e por fora. Estamos adotando essa medida para conservá-las e economizar nas reformas futuras, melhorando o aspecto de nossas unidades”, contou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, que enfatizou ainda, que a escola foi toda modificada para atender os alunos em horário integral, das 7h30 às 16h, oferecendo cinco refeições diárias e atividades extracurriculares.
A escola cujo projeto foi elaborado pelo Arquiteto Cristiano Augusto Manhães e modificado pelo Arquiteto Gilson César Alves de Oliveira, terá capacidade para atender 60 alunos em horário integral.
Prefeitura inaugura mais uma escola integral
Unidade será na Enseada das Estrelas, Ilha Grande, com capacidade para atender até 60 alunos