Políticas públicas serão debatidas nos bairros

Governo também vai realizar Seminário de Políticas Públicas para outros segmentos da sociedade civil

Terça-Feira, 11/05/2010 | .

O 1º Seminário de Políticas Públicas, realizado pela prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Governo e Defesa Civil, no último sábado, dia 8, não se encerrou no próprio dia do evento. Pelo contrário, ainda há muito trabalho pela frente com uma agenda de reuniões marcada entre o prefeito Tuca Jordão e cada uma das Associações de Moradores. As prioridades apontadas pelos representantes de cada comunidade serão debatidas com os eles no próprio bairro.
O objetivo é ouvir a população onde elas se sentem mais à vontade, ou seja, a própria casa. Por isso, o encontro teve como lema Unindo idéias, discutindo soluções. O resultado desse exercício de cidadania será posto no papel, com a confecção de uma cartilha para o planejamento das ações.
Com a participação de quase 100% das Associações de Moradores de Angra dos Reis, já que das 98 convidadas, 84 compareceram ao seminário, o sucesso desta primeira fase foi mais que comprovado. Numa ação pioneira da Prefeitura de Angra, foi utilizada uma metodologia através da qual pôde ser feita uma radiografia das necessidades de cada bairro, apontadas pelas Associações de Moradores, conforme ordem de importância da atuação. A partir de agora, o trabalho será nas comunidades, onde as reivindicações serão avaliadas em conjunto com os moradores levando em consideração o Orçamento Municipal. Mesmo que algumas solicitações de obras e serviços não possam se atendidas num primeiro momento, o governo municipal quer ouvi-las e analisá-las, com todo o respeito que elas merecem.
Para o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, que teve a iniciativa de fazer o 1º Seminário de Políticas Públicas de Angra dos Reis, estando à frente da organização do evento, não há gestão sem a participação popular e a ideia é fazer isso com todos os segmentos.
O que desejamos é a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas, ou seja, uma contribuição direta da população. É assim que trabalhamos. Agora vamos programar uma série de reuniões na própria comunidade para promoção de um debate em cima das prioridades apontadas. Também iremos realizar outros seminários nesse mesmo molde por segmento, tais como o religioso, do comércio, da pesca e da agricultura, entre outros”, enfatizou o secretário Carlos Alexandre Soares.

Secretarias relacionadas: