Angra dos Reis irá sediar importantes provas de natação dos circuitos estadual e nacional neste mês. Nessa terça-feira, dia 11, a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Angra realizou uma reunião no Estádio Municipal junto com representantes da Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro (Farj), da Capitania dos Portos e da Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis (Acoar) para discutir os detalhes da 1ª etapa do Campeonato Estadual de Maratona Aquática e 2ª etapa do Campeonato Brasileiro Master de Maratona Aquática, como percurso, logística de segurança, inscrições e a infraestrutura do evento.
As provas serão realizadas no dia 30, nas proximidades da Praia Grande, e a previsão é de que elas reúnam de 300 a 350 atletas, de Angra e de outras cidades do Rio de Janeiro e demais estados. A prova principal será a maratona, com percurso de 2.500m, mas haverá também provas preliminares de 600m e 1.000m. Estas terão largada e chegada na Praia Grande. Já o percurso exato da maratona ainda será definido. A ideia inicial era fazer uma travessia, da Ilha da Gipóia à Praia Grande.
– Desistimos da travessia por questões de segurança e para não interferir no tráfego aquaviário – explicou o secretário de Esporte e Lazer, Daniel Santiago. Além dele, a subsecretária de Esporte e Lazer, Juliana Dayube, também participou da reunião.
Poderão se inscrever atletas profissionais e amadores, homens e mulheres, de várias idades, em categorias da infantil a master. As inscrições deverão ser feitas pelo site da Ferj (www.aquatica.org.br). Haverá trofeus para os primeiros a terceiros colocados na maratona, e medalhas de participação para todos os competidores nas outras provas.
A taxa de inscrição será definida, mas atletas de Angra estão isentos. Para obter a isenção é preciso entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer, no Estádio Municipal ou pelo telefone 3365-4763.
Após a reunião, os representantes da Farj foram à Praia Grande avaliar o local. Canoístas da Acoar irão reforçar a segurança das provas, junto com embarcações de apoio. Haverá uma nova reunião, no dia 25, às 10h30, para definir os últimos detalhes e instruir os voluntários do evento.