Serão dois dias de capacitação para 20 operários da empresa Higheng que trabalham na limpeza, manutenção e conservação dos monumentos, praças e prédios históricos em Angra dos Reis. As oficinas começam amanhã, 13, das 9h às 17h, tendo a mesma carga horária no dia 14, sexta-feira, com aulas teóricas e práticas no convento São Bernardino de Sena e ainda visitas técnicas a Igreja Matriz, Museu de Arte Sacra, entre outros locais e prédios tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A realização das oficinas é uma parceria entre a TurisAngra e o Iphan e serão voltadas para a prática em alvenaria e argamassa direcionadas as obras e reformas na conservação e restauro do patrimônio cultural. O treinamento será ministrado por um dos mais gabaritados e renomados mestres em artífices do Iphan, Antonio Carlos Corrêa. A proposta do curso é orientar os operários sobre a maneira correta de realizar as obras e reformas nos prédios históricos e conscientizá-los da importância de seguirem um padrão de intervenção nas edificações, preservando as formações originais de imóveis tombados.
Segundo Cynthia Fontoura, chefe do escritório técnico da Costa Verde do Iphan, as técnicas a serem ensinadas aos profissionais são relativamente simples, podendo ser rapidamente assimiladas e executadas. “Os operários têm grande experiência na área da construção civil, e por fazerem constantemente a manutenção e conservação dos prédios históricos, necessitam ser treinados para a preservação dos mesmos na hora da reforma, da pintura”, disse Cynthia. No curso serão abordadas com os operários: técnicas construtivas tradicionais, tipos de edificações, diagnóstico de alvenarias e argamassas, materiais utilizados, processo de ampliação da argamassa a base de cal, remoção de materiais soltos, escovação, técnicas e cuidados necessários, o aspecto arqueológico, entre outros.
"As argamassas à base de cal são mais adequadas às edificações históricas apresentando uma maior compatibilidade com alvenarias de pedra e cal, adobes, taipas entre outras", exemplificou o professor Antonio Carlos Corrêa, do Iphan, mais conhecido como Mestre Maricá, que irá ministrar as oficinas.