Empresa Formal, Turismo Legal chega à Angra

Van Caravana Legal visita a cidade e orienta empresas e prestadores de serviços turísticos

Sexta-Feira, 21/05/2010 | .

O programa “Empresa Formal, Turismo Legal”, do Ministério do Turismo (MTur), chega à Angra dos Reis no dia 31 de maio e fica no município até o dia 4 de junho com o propósito de orientar as empresas e prestadores de serviços turísticos da cidade quanto ao processo de formalização de suas atividades.

A Van itinerante “Caravana Legal” vai estar parada próximo ao Centro de Informações Turísticas – CIT - na Av. Airton Senna, na Praia do Anil, e estará à disposição dos empreendedores e profissionais do setor que desejarem regularizar a situação de sua empresa ou dos serviços que prestam ao turismo local.

O MTur ressalta que a informalidade afeta diretamente a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas, ameaça o potencial de crescimento do setor e, em última análise, prejudica diretamente os prestadores de serviço de turismo. E para ajudar a mudar esse quadro, o programa “Empresa Formal, Turismo Legal” coordena diversas iniciativas de incentivo à formalização, com foco nos 65 principais destinos turísticos do País.

Estudos sobre as perspectivas do turismo no Brasil, cursos de capacitação para gestores e trabalhadores, campanhas de conscientização sobre as vantagens da formalização e do registro no Cadastur, são algumas das ações de mobilização da sociedade e do setor.

O programa é destinado às empresas e prestadores de serviços turísticos com atuação nos segmentos de Alimentação fora do lar (garçons, auxiliar de garçom, atendentes, feirantes e vendedores ambulantes de produtos alimentares); Transportes (recepcionista de locadoras, motoristas de ônibus de turismo e taxistas); Receptivos Locais (Agente de viagem, operador de turismo e guia de turismo); Meios de Hospedagem (mensageiro, capitão, porteiro, recepcionista e governanta); Entretenimento (monitores, condutores e atendentes); Negócios e Eventos (recepcionistas, atendentes e tradutores), entre outros.

O convênio do MTur com a Fundação Universa tem o suporte institucional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Segundo o MTur, o turismo é um dos setores econômicos de maior potencial de expansão no País, com uma economia fortalecida, prestígio no exterior e uma grande diversidade de atrações naturais e culturais.

O Brasil se prepara para entrar para o time dos principais destinos turísticos do mundo e os eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos vão ajudar, nos próximos anos, a impulsionar ainda mais o turismo e a elevar a atividade a um novo patamar. Desde 2003, os gastos de turistas estrangeiros no País aumentaram 130%, chegando a US$ 5,3 bilhões de dólares em 2009. Para 2010, a expectativa dos empresários é de um aumento de quase 15% no faturamento do setor.

Mas é preciso estar preparado para aproveitar as oportunidades. O primeiro desafio é vencer o obstáculo da informalidade. A formalização de empresas e empregos e o cadastramento dos prestadores de serviço no Cadastur são fundamentais para oferecer a cada turista, nacional ou estrangeiro, uma experiência de alta qualidade.

Para os empreendedores do setor, a formalização é bem mais que a possibilidade de regularizar sua situação e exercer sua atividade com segurança e tranquilidade. Formalizar-se significa ter acesso a melhores linhas de financiamento e a cursos de capacitação. Significa colocar sua empresa na vitrine e abrir novas oportunidades de negócio.

 

Secretarias relacionadas: