Nos dias 22 e 23 de maio, a prefeitura, através da Fundação de Saúde de Angra dos Reis – Fusar –, realizou um mutirão contra a dengue no Belém e no Camorim Grande, no intuito de evitar a doença nos citados bairros e esclarecer à população a respeito das maneiras de se prevenir quanto à moléstia.
No Belém, as ações foram realizadas a partir das 8h30, no dia 22. Foi efetuado o trabalho de aplicação de fumacê e recolhimento de resíduos sólidos de casas e terrenos baldios. Vinte e cinco agentes de combate a endemias, acrescidos de uma equipe responsável pelo fumacê, trabalharam com o objetivo de vistoriar por volta de 400 a 500 casas. Segundo o agente de combate a endemias Rodrigo Silva – supervisor distrital –, a população do Belém também pode ajudar os agentes em relação ao trabalho. “Os moradores têm que evitar de jogar lixo em terrenos baldios, como copo descartável, garrafa pet etc. Isso vai fazer com que o índice da doença diminua no município”, declarou Rodrigo. O mutirão, no Belém, foi finalizado às 17h.
No Camorim Grande, a ação foi realizada a partir das 8h30, no dia 23, e foi finalizada um pouco mais cedo, às 14h. Novamente, agentes de combate a endemias e uma equipe responsável pela aplicação de fumacê vistoriaram o bairro e ofereceram informações aos moradores em relação à doença e ao mosquito transmissor da própria, o aedes aegypti. O trabalho da Fusar em relação à dengue continua, e outros bairros serão visitados pelo mutirão, tanto nos finais quanto no meio da semana.