A participação de Angra dos Reis no Dia do Desafio, nesta quarta-feira, dia 26, superou as expectativas. Foram 50.438 participantes, pelos cálculos da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Angra, que coordenou as atividades no município. O número superou o do ano passado, quando Angra conseguiu mobilizar 45.703 pessoas. O evento é organizado em todo o mundo e tem como objetivo estimular a prática de atividade física.
Os pólos esportivos da prefeitura, espalhados pelo município, foram fundamentais. Diversas atividades foram realizadas, como caminhada, hidroginástica, alongamento e recreação para as crianças. Escolas públicas e particulares, academias, clubes e diversas instituições também colaboraram, coordenando atividades esportivas com o maior número de pessoas possível. As atividades costumam ser fotografadas ou filmadas para que o número total seja contabilizado.
A Secretaria de Esporte e Lazer concentrou boa parte das atividades na Praça do Porto: desafio de perna-de-pau para crianças e adultos, bicicleta, aerobox, ginástica localizada, alongamento, basquete, minivôlei, pingue-pongue, cama elástica, dama, xadrez etc. Teve ainda o caratê do mestre Kadena e uma aula de lian gong, uma espécie de terapia oriental.
Durante a tarde, o Colégio Naval colocou seus alunos para fazerem um aulão de hidroginástica na praia. Pela manhã, a empresa Locanty promoveu uma ginástica laboral com seus funcionários. O Corpo de Bombeiros também mobilizou seu quadro de pessoal para as atividades físicas, dentre outras instituições.
– Conseguimos mobilizar um grande número de pessoas, maior que no ano passado, graças a comunicação antecipada. Mandamos ofícios para diversas instituições. A divulgação foi muito boa – avaliou Juliana Dayube, subsecretária de Coordenação Técnico-Esportiva.
O Dia do Desafio surgiu no Canadá, em 1983, e é realizado sempre na última quarta-feira de maio. A competição confronta cidades do mundo, duas a duas, para avaliar qual consegue mobilizar maior número de pessoas, proporcionalmente a seu número de habitantes, para a prática de exercícios físicos.
Neste ano, Angra enfrentou a cidade mexicana de Los Cabos. O Sesc, organizador do evento na América Latina, irá divulgar o resultado nos próximos dias.