Angra realizou ação de combate ao tabaco

Evento no Centro da cidade informou sobre os malefícios do cigarro

Segunda-Feira, 07/06/2010 | .


A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Fundação de Saúde (Fusar), realizou na segunda-feira, 7 de junho, uma ação de combate ao tabaco. O evento foi feito no Centro da cidade, na Praça Codrato de Vilhena, pelo Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio. Em Angra, devido ao mau tempo, o evento havia sido adiado.

No estande montado na praça profissionais da Fusar realizaram medição da pressão arterial do público e informaram sobre os malefícios do cigarro, com apoio de cartazes explicativos e fotografias.

A coordenadora  do Programa de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (Dants), Vanderléia Rodrigues, afirmou que nas diversas unidades de saúde da Fusar são realizadas palestras para a população. “Nós temos o objetivo de causar mudanças comportamentais, além de informar aos participantes sobre a existência de medicamentos que ajudam a parar de fumar”, disse a coordenadora.

A Fusar informou no evento que existem mais de 4.700 substâncias no cigarro, incluindo:

Nicotina: é o que torna a pessoa dependente, aumenta a pressão arterial e o número de batidas do coração;
Amônia: libera mais nicotina e acelera a dependência ao cigarro;
Alcatrão: é um dos grandes causadores do câncer.

Além disso, o filtro do cigarro leva 100 anos para se decompor e fica poluindo o meio ambiente. Os funcionários da Fusar também entregaram material informativo impresso e mostraram à população fotos dos grupos de trabalho de combate ao tabaco.

Em Angra dos Reis, de acordo com informações da Fusar, a média de pessoas que entram em grupos para tratamento com o objetivo de parar de fumar, cerca de 70% a 80%  atingem esse objetivo. “Quem quer parar de fumar pode procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e obter as informações sobre nosso programa”, diz Vanderléia.

Secretarias relacionadas: