Angra dos Reis marcou presença na terceira Conferência Nacional de Esporte, através de representantes da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Angra e vereadores. A conferência foi realizada em Brasília, de 3 a 6 de junho, e contou com a presença do presidente Lula e do ministro dos Esportes, Orlando Silva.
O evento teve como objetivo principal a discussão do Plano Decenal do Esporte para o País, dividido em dez linhas estratégicas. Os estados foram representados por delegados escolhidos nas conferências estaduais. Angra foi representada por três delegados, dos 90 que integraram a delegação do Estado do Rio de Janeiro, um número expressivo e o mesmo que de municípios como Rio, Niterói e da Baixada Fluminense.
Os delegados de Angra, eleitos na Conferência Estadual, foram o secretário de Esporte e Lazer, Daniel Santiago, que foi mediador da linha estratégica “Esporte de Alto Rendimento”; e os profissionais de Educação Física Márcia Assad e Henrique Ribeiro Moreira, o Cacau. Este último, representante do Conselho Regional de Educação Física em Angra.
Foram quatro dias de intensos debates e muito trabalho em Brasília. Após o credenciamento dos participantes e a abertura oficial da conferência, o primeiro dia começou com a aprovação do Regimento Interno. Nos dois dias seguintes foram debatidas todas as linhas estratégicas, para só então, no último dia, todas as propostas de ações e metas serem levadas à plenária final para votação dos representantes de todos os estados brasileiros.
A Conferência Nacional não se limitou a discutir assuntos relacionados aos grandes eventos que acontecerão no país nos próximos anos, como a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, mas procurou tratar de todas as áreas, ressaltando sempre o direito constitucional ao esporte e ao lazer e suas contribuições na formação do caráter e socialização, principalmente para crianças e jovens.
As linhas estratégicas discutidas foram Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura; e Esporte e Economia.
Daniel Santiago destacou que a Conferência Municipal de Esporte, organizada no início deste ano, foi fundamental para a representatividade de Angra no cenário esportivo nacional, credenciando a cidade para a participação na Conferência Nacional.
– Estarmos inseridos e podendo expor nossas idéias e problemas aqui em Brasília é de suma importância para que possamos desenvolver políticas públicas de esporte e lazer em consonância com as discussões nacionais, uma vez que, mais do que nunca, temos que estabelecer parcerias com os governos estadual e federal, para viabilizar projetos que tragam benefícios efetivos para a nossa cidade – ressaltou o secretário de Esporte.