Angra dos Reis levou sua experiência de implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) no município para a segunda rodada do curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos e Gestão de Convênios, realizada na semana passada, na unidade Candelária da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
A cidade, que já havia passado pela primeira rodada em março, vem obtendo grandes resultados na área com a implantação da Subsecretaria de Gestão e Projetos, a partir de sua participação no Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam).
O Pecam, uma ação pioneira e lançada no ano passado, tem o objetivo de melhorar a qualidade de captação de investimentos junto ao governo federal, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O programa realizou capacitação para as cidades em garantia da adimplência, captação de recursos, gestão de convênios e gerenciamento de projetos.
Como Angra vem se destacando, durante o encerramento a subsecretária de Gestão e Projetos de Angra, Alessandra Jordão, foi convidada a falar sobre a experiência que o município vem adquirindo com a implantação do EGP.
- Unimos o útil ao agradável, fomos ao encontro das metas de governo e também de um antigo desejo do prefeito Tuca Jordão de montar um escritório nos moldes do EGP-Rio. Tudo isso foi possível graças ao Pecam, que tem sido muito proveitoso pra gente. Criamos um EGP numa cidade do interior, tendo como suporte a experiência de outros municípios e do próprio governo do estado. Hoje, cinco meses depois, enxergamos a gestão de projetos de forma profissional, apesar de todas as dificuldades. Nosso objetivo é que, mesmo quando sairmos do governo, possamos deixar projetos contínuos para benefício e desenvolvimento do município -, disse a subsecretária.
O treinamento contou com palestras sobre convênios, a cargo da superintendente de Convênios do Pecam, Dulce Boto; e sobre alinhamento das expectativas, com a gerente regional de Negócios do Sul Fluminense da Caixa Econômica Federal, Louise Magalhães Dias.
Para o coordenador geral do EGP-Rio, José Cândido Muricy, esta segunda rodada do curso serviu para comprovar o comprometimento dos municípios envolvidos na absorção do conhecimento oferecido pelo EGP. Seis dos 35 municípios que integram o programa participaram da capacitação. Foram eles: Barra Mansa, Valença, Duque de Caxias, Paty do Alferes, Paraty e Quatis. Além de Angra, como convidada a repassar seus conhecimentos.