A Prefeitura de Angra, através da Subsecretaria de Parques e Jardins, iniciou mais uma turma do curso gratuito de Jardinagem e Noções de Paisagismo, na terça-feira, 15, no Horto Municipal. O curso acontece às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, e já formou mais de 300 pessoas, muitas delas funcionários da própria prefeitura, que se preocupa na capacitação seus funcionários.
A subsecretária Elisabeth Brito foi quem deu as boas-vindas e explicou aos cerca de 30 alunos sobre o papel da Subsecretaria de Parques e Jardins e Intervenções Urbanas, que realiza os projetos urbanísticos do município e os fiscaliza, além de executar os de paisagismo, e de ser responsável pela manutenção dos mesmos.
O diferencial na 12ª turma é a presença de um aluno deficiente visual, que é funcionário público. Segundo o biólogo Cristiano Vitor, algumas adaptações no curso estão sendo feitas para a inclusão dele. “Estaremos trabalhando a prática manual, para que através do tato ele tenha o conhecimento necessário, além do olfato”, explicou Vitor.
O curso não atendia esse público, mas pretende estender o seu atendimento e trabalhar com inclusão social.
Na aula inaugural, os alunos também puderam conhecer as oficinas de serralheria e carpintaria e no decorrer do curso têm contato direto com o Horto Municipal para participar da dinâmica do trabalho da subsecretaria, além de de interagir com o meio ambiente.
Carga horária do curso
O curso, que possui a duração de 30 horas, é aberto ao público em geral e já capacitou mais de 300 alunos, que receberam o certificado de conclusão. O objetivo, segundo a subsecretária Elisabeth Brito, é capacitar e habilitar pessoas para a prática de jardinagem e noções de paisagismo, com a finalidade de uso próprio ou fonte de renda, que é o caso da maioria dos alunos.
A carga horária é dividida entre aulas teóricas e práticas, onde temas como morfologia vegetal, fertilidade dos solos, irrigação e plantio são abordados. As inscrições são realizadas pelo telefone ou através do site da prefeitura, www.angra.rj.gov.br.
Mais uma turma no curso de jardinagem
A 12ª turma, que tem um aluno deficiente visual matriculado, iniciou animada e cheia de gás