Mais de 70 pessoas, entre aposentados, pensionistas e funcionários do AngraPrev, se reuniram na última quinta-feira, dia 17, para um evento que comemorou o Dia do Funcionário Público Aposentado. O encontro aconteceu no convento de São Bernardino de Sena e representou uma grande confraternização, promovendo o reencontro entre os aposentados e a integração deles com a atual administração municipal.
– Pretendemos divulgar esta data que poucos conhecem e fazer com que ela entre no calendário oficial do AngraPrev, para que todo ano tenha comemoração – explicou Carlos Renato Gonçalves, presidente do instituto.
O evento contou com a palestra “Quem se cuida vive mais e melhor”, sobre cuidados que se deve ter com o envelhecimento, ministrada pela médica Lilian Machado, da Fusar. Ela falou, basicamente, sobre qualidade de vida na terceira idade e sobre como lidar com sintomas da aposentadoria, como perda da auto-estima, sedentarismo, obesidade etc.; tipos de aposentadoria e suas diferenças, como por idade, tempo de serviço ou invalidez, dentre outras.
A médica também apresentou serviços da Prefeitura de Angra que são voltados para a terceira idade, como a Coordenação de Saúde do Idoso, da Fusar; os grupos de convivência da terceira idade, que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Serviço Social; e os polos esportivos da Secretaria de Esporte e Lazer, que oferecem atividades voltadas para a terceira idade. O AngraPrev também oferece cursos para os aposentados, como informática e jardinagem. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3365-5388 e 3365-5260, ou na sede do instituto, na rua Arcebispo Santos, 32, Centro.
Em seguida foi a vez da enfermeira Maria Fumiko Ueti, também da Fusar. Ela coordenou uma aula de lian gong, um tipo de ginástica oriental ao som de música japonesa. A grande maioria aderiu à atividade e se movimentou bastante.
Para encerrar a tarde, foram sorteados quites com brindes como relógio de parede, bolas, garrafas, cafeteiras, bonés, além de um telefone celular. Também foram sorteados livros de Miguel Assad, com fotografias que retratam a Angra antiga. O próprio autor, que recentemente também se aposentou pela prefeitura, estava presente e autografou os livros. Em seguida foi servido um grande coquetel.