O “Olá, Turista!”, uma parceria do Ministério do Turismo com a Fundação Roberto Marinho, abriu vagas para funcionários de empresas do ramo turístico que não estejam cadastradas no programa, autônomos e estudantes de turismo. Para se inscrever, basta acessar o portal www.olaturista.org.br e preencher uma ficha de cadastro. Profissionais de empresas não-participantes do “Olá, Turista!” deverão informar, no ato do cadastro, o nome do estabelecimento em que trabalham.
Os autônomos devem possuir o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) junto à Previdência Social. Já os estudantes precisam fornecer a matrícula e o nome da instituição de ensino. Vale lembrar que, antes, somente profissionais de empresas vinculadas a órgãos representativos do setor podiam participar.
O programa vai qualificar 80 mil profissionais ligados ao setor de turismo em seis capitais brasileiras durante o ano de 2010. Os trabalhadores farão, ao longo do ano, cursos on-line gratuitos de inglês e espanhol. A iniciativa visa a prepará-los para receber os turistas estrangeiros na Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.
Prazo prorrogado
O prazo de inscrições do “Olá, Turista!” foi prorrogado até o dia 30 de junho. No caso do preenchimento de todas as vagas em data anterior à citada, as inscrições serão encerradas. A demanda por vagas foi muito grande e, para atender a todos os interessados, a equipe do projeto decidiu mudar a data final para inscrições.
A iniciativa já qualifica 30 mil profissionais do setor de turismo em inglês e espanhol em seis capitais brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Manaus (AM) e São Paulo (SP).
Os cursos on-line são compostos de três módulos – básico, regional e profissional- que poderão ser concluídos até 31 de dezembro de 2010. O conteúdo foi desenvolvido especialmente para taxistas, recepcionistas, garçons, balconistas, mensageiros, guias e outros profissionais que atendem o turista.
‘Olá, Turista!‘ abre vagas
Autônomos e estudantes de turismo se capacitarão para receber estrangeiros na Copa e nas Olimpíadas