Festas de São Pedro e São Paulo serão resgatadas

Fiéis promoverão procissão marítima e terrestre em louvor aos santos com missa campal na igreja da Lapa

Sexta-Feira, 18/06/2010 | .


A fé do povo angrense em relação a São Pedro e São Paulo será revigorada com a retomada dos festejos em louvor aos santos, que há mais de 50 anos não acontecem em Angra dos Reis. A tradição de celebrar a data dos santos é o dia 29 de junho, mas a cidade vai reviver essa devoção no dia 4 de julho, num domingo, tendo na programação uma missa campal e procissões em terra e no mar, resgatando um pouco da religiosidade muito presente no município no período entre as décadas de 40 e 60.

A iniciativa da retomada da tradição da festa de São Pedro e São Paulo partiu da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, capitaneada pelo frei Alonso Gustavo Malaquias. A comunidade católica já está se movimentando para os festejos e pretende mobilizar um grande número de pessoas. Os organizadores estão sensibilizando não só as paróquias, mas também mantendo encontros com as agencias marítimas, barqueiros e pescadores, para que um grande contingente de embarcações participe da procissão marítima no dia 4 de julho.

A mobilização da comunidade também perpassa por conseguir inúmeros voluntários e doações em materiais para os enfeites nos barcos. A intenção é conseguir decorar todas as embarcações que participaram da procissão com muitas fitas coloridas e bandeirinhas. Sensibilizada com a iniciativa de retomar essa tradição religiosa e cultural da cidade, a Prefeitura de Angra, por meio da TurisAngra, estará colocando à disposição dos fiéis duas escunas, porém dentro do limite de capacidade de cada embarcação. Além dos barcos, o Largo da Lapa será todo enfeitado, local de onde se iniciará e terminará a programação dos festejos.

A programação prevê uma missa campal às 9h na área externa da igreja da Lapa, de lá sairá a procissão com os andores levando as imagens de São Pedro e São Paulo até a Estação Santa Luzia, de onde partirá a procissão marítima. As embarcações seguirão em cortejo até a igrejinha do Bonfim e retornarão ao cais de Santa Luzia. A procissão prosseguirá a pé, retornando com as imagens para a igreja da Lapa, encerrando o evento em celebração aos santos.

São Pedro e São Paulo

A Igreja Católica comemora em 29 de junho o Dia de São Pedro e São Paulo. A data é uma lembrança a dois dos mais importantes mártires e seguidores de Cristo. Pescador, Pedro foi um dos 12 apóstolos escolhidos por Cristo. É considerado o primeiro papa e um dos fundadores da Igreja Católica. São Paulo foi um dos principais pregadores da fé cristã nas comunidades primitivas. De perseguidor de cristãos, transformou-se num dos mais autênticos e firmes seguidores de Cristo. Também é considerado fundador da Roma Cristã.

Diz a tradição que no dia 29 de junho São Pedro é cultuado como protetor das viúvas (sendo estas mulheres que, geralmente, organizam a sua festa) e dos pescadores, sendo realizadas procissões marítimas em sua homenagem em diversas localidades no país. No Brasil, São Pedro se junta a Santo Antônio e São João nas comemorações das festas juninas, bastante representativas dentro das tradições e manifestações culturais brasileiras, principalmente na região Nordeste.

Secretarias relacionadas: