O presidente da Fundação de Cultura de Angra (Cultuar), Roberto Peixoto, assinou, no dia 1º de julho, às 10h, na Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o convênio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio (Padec), que liberará recursos no valor de R$ 260 mil para serem investidos em melhorias para o setor cultural.
A Cultuar vai empregar os recursos em obras de manutenção e Adequação da Casa de Cultura Poeta Brasil e para viabilizar o projeto Cultura itinerante, que visa movimentar a periferia da cidade com diversas atividades culturais. Presentes `a cerimônia, o representante da Secretaria de Estado de Cultura, Renato Dantas e o prefeito de Búzios, Mirinho Braga, que também assinou convênio para o seu município.
O presidente Roberto Peixoto explica que os dois projetos foram idealizados, e escolhidos, junto com o Conselho Municipal de Cultura para serem enviados ao governo do Estado.
– Ficamos felizes com a aprovação de nossos projetos. É um vitória do movimento popular. Esperamos que os recursos cheguem logo para iniciarmos as obras na Casa de Cultura e levar nossos projetos para os bairros - diz ele.
O Projeto de Manutenção e Adequação da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis vai criar um ambiente de teatro de bolso no segundo piso do antigo e importante casarão da cidade, oferecendo maiores e melhores possibilidades de apresentação aos grupos teatrais, bem como o oferecimento de um equipamento capaz de promover outros diferentes e importantes momentos de democratização da cultura local.
O Cultura Itinerante é um dos projetos da Cesta Cultural, proposto pela Cultuar no início do ano. Com ele, a Fundação de Cultura vai levar para diversos bairros , durante os finais de semana, atrações culturais variadas, produzidas por artistas da cidade.
Cultuar assina convênio do Padec
Estado vai liberar R$ 260 mil para obras na Casa de Cultura e para a realização do Cultura Itinerante