Angra realizou III Festival da Cultura Japonesa

Cônsul-geral do Japão prestigiou evento

Segunda-Feira, 05/07/2010 | .


A Associação de Pousadas da Enseada do Bananal (Apeb), com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, realizou nos dias 2, 3 e 4 de julho o III Festival da Cultura Japonesa. O evento foi feito nas instalações da Pousada Três Coqueiros, na Enseada do Bananal, Ilha Grande, e contou com a presença do Cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Arakawa Yoshihiko, e do prefeito Tuca Jordão.

Tuca recebeu o Cônsul na estação Santa Luzia, no sábado pela manhã. De lá, seguiram para a Ilha Grande, onde às 14h30 fizeram a abertura oficial do Festival. “Sinto grande alegria por estar presente nesta cerimônia. É o resultado da união da comunidade residente na Ilha, que agora celebra seus antepassados”, afirmou Arakawa Yoshihiko. O Cônsul-geral também prestou homenagem às famílias que foram atingidas pelas chuvas do início do ano.

O prefeito discursou em seguida, afirmando que o Festival da Cultura Japonesa acontece pela determinação das famílias que moram na Enseada do Bananal. “Este ano tive a oportunidade de vir e admirar os festejos e a tradição da cultura japonesa”, disse Tuca.

Em paralelo ao festival foi feita uma exposição com as vestimentas típicas japonesas e painéis que contaram a história das seis famílias que foram morar na Ilha Grande: Nakamura, Nakamashi, Uehara, Hadama, Tonaki e Ueti. Em estandes montados ao redor do pavilhão principal, sessões de shiatsu, pintura de maquiagem japonesa e desenhos típicos foram realizados.

Estiveram presentes na festa a primeira-dama e subsecretária de Gestão de Projetos, Alessandra Jordão, o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, e o secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet. O presidente da Fundação de Turismo (TurisAngra), Marcus Veníssius, e o ex-prefeito e presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía de Ilha Grande (Consig), Fernando Jordão, também participaram.

A segurança foi garantida pela Polícia Militar (PMERJ), com efetivo de cinco policiais. A PMERJ estimou, no início da tarde de sábado, que havia cerca de 500 pessoas presentes ao Festival da Cultura Japonesa.

Secretarias relacionadas: