Se depender dos turistas , artistas e moradores de Angra que passaram pela Praça do Porto (Centro) na noite de sexta-feira, 9, o Projeto Noites Angrenses, que movimentou o espaço com música, teatro, exposição de artes plásticas e de livros, tem tudo para ter longa vida. A estreia foi um sucesso.
O projeto agradou ao público diversificado que participou de toda a programação cultural criada pela prefeitura, através da Fundação de Cultura (Cultuar). O intuito do Noites Angrenses é movimentar o Centro da cidade nas noites de sextas e sábados de julho e abrir caminho para que os artistas da cidade possam mostrar seus trabalhos.
-Gostei demais de tocar no projeto e espero ser convidado novamente. Precisamos de apoio como este para mostrar nossa arte. O poder público tem que continuar com esta postura, valorizar os talentos da terra e oferecer variedade de atrações gratuitas para a população- explica o músico Beto André, que abriu a noite com seu show voz e violão.
E para a alegria dos artistas, já tem muita gente querendo que o projeto se prolongue por muito mais tempo, como é o desejo de Anaísa Vilela Cadolé, moradora do Frade, e todo o público presente.
_ Eu ia para a casa com uma amiga e resolvemos ficar por aqui para ouvir o Beto André. É um músico muito bom e é raro vê-lo tocando para um público grande como esse. Queria que o projeto se esticasse para sempre. A cidade e todos nós precisamos de mais cultura e diversão- disse ela.
No próximo fim de semana tem mais Noites Angrenses. Na sexta-feira, 16, voz e violão de Pol Baccaro, Banda AR3e teatro com a Cia da Lua. No dia 17, Academia de Dança Sheyla Klautau, voz e violão com João Lucas e show com Luís Perequê.
Na noite da estreia, do Noites Angrenses, o movimento foi muito bom. O público diversificado acompanhou a programação sentado nas cadeiras em frente ao palco, nos bancos da praça, debaixo das árvores e no barzinho próximo ao palco. Até mesmo no parquinho, os pais puderam ouvir o show redondo do músico Beto André cantando um repertório excelente com músicas de Milton Nascimento, João Bosco, Djavan e muitos outros nomes importantes da MPB.
Muita gente parou para folhear os livros da livraria alternativa Spa Sophia, expostos na praça, e para apreciar e comprar quadros dos artistas plásticos, A.Cássia, Elô Fernandes e Severino Belló.
Logo após o show de Beto André, o espaço foi tomado pelo Cia. Teatro Parceiros, que apresentou para um grande público o espetáculo “Tá calor? Tome uma !”, sob a direção de Denildo Miranda, arrancando gargalhadas do público, que fez uma enorme roda para assistí-los.
A noite foi encerrado ao som da Banda Coletiva (pop rock) fazendo os jovens dançarem até o final da noite. O jovem Diego dos Santos disse que chegou à praça no início da noite, exclusivamente para ver a banda, mas “o programa foi muito bom e participei de tudo. Gostei demais do Beto André e de toda a programação. Vou trazer mais amigos no próximo fim de semana”.
Na estreia do projeto podia-se ver claramente a alegria do presidente da Cultuar, Roberto Peixoto, e toda a sua equipe; do presidente da Ateneu Angrense de Letras e Artes, Érico Fonseca, e esposa Maria Helena; da professora Ednea Paschoal e de diversos representantes do Conselho Municipal de Cultura de Angra, prestigiando o evento.
Roberto Peixoto explica que “o projeto Noites Angrenses é mais um passo importante da Cultuar visando o fortalecimento da cultura local e que acredita que a fundação está no caminho certo para a valorização do setor.
No próximo fim de semana tem mais Noites Angrenses. Na sexta-feira, 16, voz e violão de Pol Baccaro, Banda AR3 e teatro com a Cia. da Lua. No dia 17, Academia de Dança Sheyla Klautau, voz e violão com João Lucas e show com Luís Perequê.