A Praia de Freguesia de Santana está se preparando para mais uma tradicional festa para a sua padroeira e de toda a Ilha Grande, a Nossa Senhora de Santana, no próximo sábado, 24. As festividades recebem o apoio da Fundação Cultural (Cultuar) e são organizadas por uma comissão de festeiros, antigos moradores da Ilha, que hoje residem no continente mas que procuram manter a tradição, que vem desde 1796.
O festejo começa às 6h com a tradicional alvorada da Banda Jardim Sarmento. Às 10h será realizada a solene missa celebrada pelo padre Camilo, seguida de procissão pelas redondezas da antiga capela e por toda a praia, com as imagens do Divino Espírito Santo, Nossa Senhora das Dores e de Nossa Senhora de Santana. A imagem de Santana, que se encontra na igreja, é a de Santana Guia, em madeira policromada do final do século XVIII, em pé ao lado de Nossa Senhora. Existem outras imagens de Santana, como a Mestra (sentada em uma cadeira) e a Pastora, em pé com Nossa Senhora no colo.
A festa continua com as barraquinhas da quermesse, e às 20h acontece o grande e divertido leilão, uma tradição ainda muito presente nas festas religiosas de todas as praias da Ilha Grande, no largo da igrejinha, seguido de um animado forró com Miguel e seu teclado.