Troca de comando da PM da Costa Verde

Amaury Simões assume comando. Antigo comandante destaca parcerias com a Prefeitura de Angra

Segunda-Feira, 19/07/2010 | .

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, esteve presente representando a Prefeitura de Angra na solenidade de passagem de comando do 33º BPM, no Parque Mambucaba. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, dia 14. O tenente-coronel Amaury Simões assumiu o comando do batalhão, responsável pelo policiamento de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba. O coronel Luís Castro, que esteve por mais de dois anos à frente do batalhão, será transferido para a capital.


 Amaury Simões estava no comando do 22º BPM, que abrange o complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, o que lhe deu experiência no enfrentamento   ao narcotráfico.


 – Lá, o combate ao trafico de drogas era quase que diário. Durante meu comando conseguimos prender diversos líderes do crime organizado – afirmou Simões.


 Agora, no comando do 33º BPM, o tenente-coronel explica que o foco de sua gestão será o policiamento ostensivo, de rua, para combater o roubo de veículos e assaltos em geral. A proteção ao turista será outra frente de trabalho com destaque.


 – O turista é muito importante para esta região. Em certas épocas do ano a quantidade de turistas aumenta, o que merece um policiamento reforçado. Aqui também há muitos eventos que atraem um grande público, e daremos atenção especial a essas situações – afirmou o novo comandante.


 Ao deixar o comando, o coronel Luís Castro citou as principais realizações de sua gestão, como reformas e ampliações de instalações da Polícia Militar nos três municípios abrangidos pelo batalhão e a redução dos índices de criminalidade, o que fez do 33º BPM o segundo colocado na redução desses índices no segundo semestre do ano passado no estado. Castro agradeceu a seus colegas de trabalho,  seus familiares, a Deus e ao poder público, destacando parcerias com a Prefeitura de Angra.


 – Com o apoio da Prefeitura de Angra ampliamos o policiamento ostensivo no Centro, com o uso dos carrinhos elétricos, o que diminuiu a incidência de criminalidade – lembrou o coronel, que também destacou o convênio com as prefeituras de Angra e Paraty, que possibilitou ações conjuntas no disciplinamento do trânsito, em especial das motocicletas, veículos que, de acordo com ele, são usados com frequência na prática de crimes.


 A nova gestão não tem um prazo estabelecido. De acordo com Amaury Simões isso é definido pelo comandante-geral da PM, mas, em média, a duração é entre um ano e meio a dois anos.


 O subsecretário de Transportes e Trânsito, Robson Oliveira, também representou a prefeitura. Participaram da solenidade os vereadores José Antônio, Leandro Silva, Manoel Parente e José Maria Justino, de Angra; Edinho e Cidinho, de Mangaratiba; Santos, de Paraty; além de juízes da Comarca de Angra dos Reis; chefes e delegados de Polícia Civil; representantes do Corpo de Bombeiros, da Marinha, além de policiais militares de diversos batalhões.        


PERFIL
 O tenente-coronel Amaury Simões nasceu em 1962, é casado e natural do Rio de Janeiro. Bacharel em Direito, com pós-graduação em Direito Militar, Direito Administrativo e Administração Pública, realizou diversos cursos na área de segurança pública, no Brasil e nos EUA, com o Federal Bureau of Investigation (FBI). Passou por diversos cargos de comando na Polícia Militar, incluindo o de subcorregedor-geral do estado.

Secretarias relacionadas: