O Estado do Rio de Janeiro será sede da primeira grande competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina, reunindo as grandes estrelas mundiais dos pedais, e Angra dos Reis fará parte do percurso. O Tour do Rio é um desafio de 783km para atletas profissionais, que irão passar por mais de 10 municípios e cenários como montanhas, praias e reservas naturais. Na última sexta-feira, dia 9, o secretário de Esporte e Lazer, Daniel Santiago, reuniu-se com representantes da empresa Conexão, uma das organizadoras do evento, para acertar os detalhes sobre sua realização em Angra. Participaram da reunião representantes da Subsecretaria de Transportes e Trânsito, TurisAngra, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Obras e Fusar.
A previsão de chegada dos atletas a Angra é para o dia 28, às 12h30, na Praia do Anil, onde farão uma parada. O evento é patrocinado pelo Governo do Estado e conta com o apoio logístico e operacional da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Junto com o evento, haverá um torneio de vôlei de praia durante a manhã, também na Praia do Anil, organizado pela secretaria. A dupla Shelda e Adriana Behar, consagrada na modalidade, estará presente para a premiação.
O circuito será composto de cinco etapas. A largada está marcada para o dia 28, no Rio de Janeiro, e as cidades onde haverá as paradas serão, além de Angra, Volta Redonda, Três Rios, Nova Friburgo e Cabo Frio, com chegada no dia 1º de agosto, novamente no Rio. Serão mais de 500 pessoas envolvidas nas provas, mais de 80 veículos acompanhando a caravana e cerca de 150 atletas, sendo 17 equipes: 11 brasileiras e mais as de Portugal, Itália, Espanha, EUA, Argentina, e Peru.
A estrutura para a chegada na Praia do Anil começará a ser montada no dia 26, e inclui área VIP, backdrop (painel com inscrições e logomarcas que fica por trás de um entrevistado), palco, tenda médica, tenda para atletas, banheiros químicos etc. A Subsecretaria de Transporte e Trânsito irá dar apoio ao evento e estuda formas de alteração no trânsito, que deverá ser desviado da Praia do Anil durante a montagem e desmontagem dos equipamentos e a chegada dos atletas.
Muito além de uma prova de resistência, velocidade e determinação, o Tour do Rio surge como um pontapé inicial para promover a bicicleta como esporte, como lazer e, especialmente, como meio de transporte, diminuindo consequentemente a emissão de gases poluentes e contribuindo para a prática de atividade física. O ciclismo é a modalidade que mais distribui medalhas olímpicas (54 no total).
A previsão é de que o evento possa inserir o Rio e o Brasil nos circuitos mundiais da categoria. Antes do início do Tour do Rio será realizada ainda uma prova de espera, o Desafio de Montanha, em Itaipava (18 de julho), com a participação de atletas profissionais e amadores.
– O Tour está na classificação máxima das provas internacionais, nível 2.2., junto com as Voltas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, estados onde o esporte está mais desenvolvido no Brasil – explica o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos.
VÔLEI DE PRAIA
O torneio, previsto para começar às 9h, irá reunir alunos (masc / fem) do Projeto de Esporte para Crianças (PEC) e de escolas estaduais e particulares convidadas, como o Ceav. Shelda e Adriana Behar confirmaram presença e farão a premiação.
ETAPAS DO TOUR DO RIO:
Ordem de Caravana – 27 de julho (terça-feira)
Local: Leme – Rio de Janeiro
Largada: 19h
A prova irá definir a ordem de partida das equipes na 1ª etapa.
1ª etapa - 28 de julho (quarta-feira)
Rio de Janeiro / Angra dos Reis
Largada: 9h
Percurso: aproximadamente 170km
Trajeto: Rio de Janeiro - Itaguaí - Mangaratiba - Angra dos Reis (BR-101)
Ações locais: passeio ciclístico envolvendo os alunos da rede estadual de ensino.
2ª etapa: 29 de julho (quinta-feira)
Volta Redonda / Três Rios
Largada: 9h
Percurso: aproximadamente 160km
Trajeto: Volta Redonda - Manoel Duarte - Levy Gasparian - Três Rios
Ações locais: passeio ciclístico envolvendo os alunos da rede estadual de ensino fazendo intercâmbio com as escolas de Volta Redonda.
3ª etapa: 30 de julho (sexta-feira)
Três Rios / Nova Friburgo
Largada: 9h
Percurso: aproximadamente 157km
Trajeto: Três Rios - Itaipava - Petrópolis - Teresópolis - Nova Friburgo
Ações locais: passeio ciclístico envolvendo os alunos da rede estadual de ensino fazendo intercâmbio com as escolas de Nova Friburgo.
4ª etapa: 31 de julho (sábado)
Nova Friburgo / Cabo Frio
Largada: 9h
Percurso: aproximadamente 138km
Trajeto: Nova Friburgo - Casimiro de Abreu - Rio das Ostras - Cabo Frio
Ações locais: passeio ciclístico envolvendo os alunos da rede estadual de ensino fazendo intercâmbio com as escolas de Cabo Frio.
5ª etapa: 1º de agosto (domingo)
Cabo Frio / Rio de Janeiro
Largada: 8h
Percurso: aproximadamente 158km
Trajeto: Cabo Frio - Saquarema - Rio Bonito - Itaboraí - Niterói - Ponte - Rio de Janeiro
Ações locais: passeio ciclístico envolvendo os alunos da rede estadual de ensino fazendo intercâmbio com as escolas de Cabo Frio.