O lançamento dos projetos EmbarcaSom e Revisteca e Gibiteca, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Angra, realizado na terça-feira, 13, na Estação Santa Luzia, foi uma mostra de que bons projetos são possíveis através de parcerias entre o poder público e o privado. Os projetos já estão atendendo aos alunos que utilizam diariamente o Barco-escola, uma referência nacional, e aos moradores das praias de Bananal, Matariz, Maguariqueçaba, Sítio Forte, Ubatuba e Longa, da Ilha Grande.
A secretária de Educação, Luciane Rabha, estava muito feliz com a realização dos projetos que enriquecerão o currículo cultural dos alunos da Ilha.
“São 75 alunos que frequentam o Barco-escola e passarão a ter acesso a revistas e gibis que são atualizados a cada dois meses”, ressaltou a secretária, que agradeceu o apoio da Editora Abril, representada no evento por José Elias, da Distribuidora Nacional de Publicações (Dinap), do Rio.
“É uma grande satisfação para a Editora Abril realizar essa parceria e ajudar a desenvolver o gosto pela leitura dos alunos. Estamos cumprindo nosso papel, que é levar cultura à população”, frisou José Elias.
O projeto Revisteca e Gibiteca acontecerá, no barco, de segunda a quarta-feira e tem como objetivo levar cultura e leitura aos alunos, através da Biblioteca Espumas Flutuantes – um projeto premiado – que será enriquecida com 200 exemplares de revistas e gibis a cada dois meses, proporcionando aos alunos o acesso a um excelente material de estudo, pesquisa e lazer, já que as publicações são de alto padrão de conteúdo e qualidade.
Já o projeto EmbarcaSom será às quintas e sextas-feiras, e recebeu seis violões para atender aos alunos. Segundo a gerente de Programas e Projetos Educacionais, Deiva Reis, posteriormente os alunos também terão aulas de flauta-doce. “O EmbarcaSom visará o despertar, de forma pedagógica, da sensibilidade musical das crianças e adolescentes, trabalhando a pluralidade cultural e a integração social dos alunos, com aulas de violão e outros instrumentos musicais”, explicou Deiva.
No evento foram realizadas algumas apresentações como a da bibliotecária Tatyane Valdez, que fez uma bela interpretação da canção “O caderno”, de Toquinho, além dos alunos da E.M. Sylvestre Travassos, da Praia de Araçatiba, que apresentaram um coral ao som do violão, e da E.M. José Luiz Reseck, com uma linda orquestra de flautas.
Escola de Angra se apresentará na Flipinha em agosto
A estação estava lotada de crianças de diversas escolas municipais, que puderam assistir, também, a uma prévia da apresentação que será realizada no dia 4 de agosto em Paraty, na Flipinha (Feira Infantil Literária Internacional de Paraty) pelos alunos da E.M. Professor José Lomeu Bastos, do Morro do Abel.
Vale ressaltar que, pela primeira vez, o município de Angra foi convidado a se apresentar na feira, e a escolha do texto é do livro “Brasileiro”, do autor Lalau e da ilustradora Laurabeatriz, onde seis alunos do 5º ano representarão animais da fauna brasileira que são personagens de seus poemas.
Projetos culturais no Barco-escola em Angra
Revisteca e Gibiteca e EmbarcaSom são os novos projetos para os alunos que usam o Barco-escola