A Prefeitura de Angra está revitalizando a Estrada Velha da Cedae, que liga o Areal até a Banqueta e é utilizada pelos produtores rurais da região para o transporte da produção. A estrada havia sido castigada pelas chuvas e estava em mal estado, com desníveis, buracos, poças d'água e mato alto. O trabalho de revitalização e manutenção é direcionado aos produtores rurais e visa facilitar o escoamento da produção local. Por ser considerada uma estrada vicinal, usada pela população rural, o trabalho está sendo realizado pela Subsecretaria de Agricultura, que pertence à Secretaria de Atividades Econômicas.
A revitalização inclui o nivelamento da pista com a colocação de brita corrida (espécie de pó de pedra misturado com terra), capina das margens e sistema de drenagem, já que a água vinha minando a estrada e formando atoleiros. A subsecretaria está utilizando uma retroescavadeira, uma motoniveladora, 300m3 de brita corrida e 40 manilhas para a drenagem. A previsão do subsecretário de Agricultura, Marco Aurélio Chagas, que tem acompanhado o trabalho no local, é de que tudo fique pronto nesta quarta-feira, dia 21. Ele adianta que, além de estar sendo feito um esforço concentrado de revitalização, a manutenção da estrada será permanente.
A Estrada Velha da Cedae é utilizada principalmente por produtores de banana, aipim, gado leiteiro e pupunha. A próxima estrada a ser revitalizada pela Subsecretaria de Agricultura é a do sertão de Mambucaba. O trabalho por lá deve começar ainda nesta semana.