Mais uma turma se forma no curso de jardinagem

A 12ª turma teve um aluno deficiente visual matriculado e cinco aposentados do Angraprev

Sexta-Feira, 23/07/2010 | .


A 12ª turma do curso gratuito da Prefeitura de Angra, de
Jardinagem e Noções de Paisagismo, se formou na quinta-feira, 22, na Subsecretaria de Parques e Jardins, que funciona no Horto Municipal.

O curso já certificou mais de 300 pessoas e inseriu muitas delas no mercado de trabalho, além da capacitação oferecida para os funcionários da própria prefeitura. O diferencial nessa turma foi a parceria com o Angraprev, que inscreveu cinco servidores aposentados, e a participação de um aluno deficiente visual, e que, segundo a subsecretária Elisabeth Brito, não vai ficar só dessa vez.

“Nossa intenção é que em todas as turmas insertamos diferentes níveis sociais, como o caso do deficiente visual Jorge Luís Nunes, morador do Encruzo da Enseada, que se propôs a fazer o curso e contribuir na percepção de outros espaços para pessoas com deficiências visuais”, explicou a subsecretária.

Na aula de encerramento, os alunos foram divididos em grupos para a  apresentação de um projeto de jardinagem do canteiro de entrada do bairro BNH, em Jacuecanga.

“A contribuição do nosso aluno especial, Jorge Luís, foi essencial, porque estamos planejando a construção de jardins sensoriais e alteração na sinalização das praças, bem como trabalhar o olfato para que eles as conheçam  por percepção”, contou o biólogo Cristiano Vitor, professor de algumas matérias do curso, que explicou ainda que alterações na didática das aulas foram feitas, como a exposição de maquetes e plantas nas aulas teóricas.
   
Carga horária do curso

O curso, que possui a duração de 30 horas, é aberto ao público em geral e já capacitou mais de 300 alunos, que receberam o certificado de conclusão. O objetivo, segundo a subsecretária Elisabeth Brito, é capacitar e habilitar pessoas para a prática de jardinagem e noções de paisagismo, com a finalidade de uso próprio ou fonte de renda, que é o caso da maioria dos alunos.

A carga horária é dividida entre aulas teóricas e práticas, onde temas como morfologia vegetal, fertilidade dos solos, irrigação e plantio são abordados. As inscrições para a próxima turma serão realizadas em breve pelo telefone ou através do site da prefeitura, www.angra.rj.gov.br.

Secretarias relacionadas: