Angra ganha plano de marketing

Cidade está entre os primeiros destinos indutores do país a ganhar Plano de Marketing do Ministério do Turismo

Terça-Feira, 27/07/2010 | .

Em reunião ordinária da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur) realizada em Goiânia, de 22 a 24 deste mês, foi divulgada a lista das 20 primeiras cidades indutoras do turismo brasileiro que ganharão um plano de marketing do Ministério do Turismo (Mtur), e Angra dos Reis está entre elas. O projeto, ao todo, disponibilizará R$ 4 milhões para a primeira etapa, que será realizada pela Fundação Getúlio Vargas.


  Angra dos Reis e Petrópolis foram os dois municípios escolhidos entre os cinco destinos indutores do Estado do Rio de Janeiro, ficando de fora desta primeira fase a capital (Rio de Janeiro), Paraty e Búzios. Segundo o presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, que participou do encontro em Goiânia, Angra foi escolhida neste primeiro grupo de 20 destinos indutores por já desenvolver ações importantes e estar alinhada às determinações do Ministério do Turismo, além de estar tendo uma grande participação nas reuniões da Anseditur.


   “Apesar de Angra já ter um plano de marketing construído no seu inventário turístico, conquistamos o direito de um novo plano do Ministério do Turismo que será ainda mais abrangente e que vai agregar mais valor aos dados de que já dispomos. O projeto terá duas fases em cada cidade. Na primeira, será realizado o mapeamento dos principais emissores para cada destino, num diagnóstico que abrangerá a identificação do perfil do turista, hábitos de viagem e consumo, entre outros itens. A segunda etapa será a elaboração do Plano de Marketing para o destino indutor, com a definição de seu posicionamento estratégico e um plano de ações. O termo de referência do projeto está em avaliação no Ministério do Turismo, última etapa para o início de sua execução, prevista para agosto”, disse Veníssius.


   Foram escolhidos quatro destinos indutores por região do país, incluindo quatro capitais. Na região Sudeste: Vitória, Angra dos Reis, Petrópolis, Ilhabela; região Sul: Curitiba, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Gramado; na região Norte: Belém, Porto Velho, Boa Vista, Palmas; região Nordeste: Maragogi, Fortaleza, Barreirinhas, São Raimundo Nonato; e na região Centro-Oeste: Brasília, Goiânia, Bonito, Cuiabá. Outras 20 cidades serão contempladas ainda este ano, e até o início de 2011, todos os 65 destinos indutores.


   O encontro reuniu cerca de 40 secretários e dirigentes de turismo associados. Ainda durante a reunião foi aprovada a criação de uma sede para a Anseditur a partir de 2011, provavelmente em Brasília. A apresentação do Plano de Marketing dos Destinos Indutores foi feita pelo representante da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o angrense Airton Pereira.

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