Presidente do AngraPrev é eleito na Aepremerj

Angra aumenta sua representatividade no cenário previdenciário

Sexta-Feira, 30/07/2010 | .

O presidente do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (AngraPrev), Carlos Renato Gonçalves, faz parte da nova chapa que vai comandar a Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj). A eleição ocorreu quinta-feira, dia 29, em Itaperuna, Norte Fluminense. Com isso, Angra dos Reis, por meio do AngraPrev, aumenta sua representatividade e destaque no cenário das discussões sobre previdência no Brasil.   


 A associação será presidida por Claudinei Filho, do Inpas, instituto previdenciário de Petrópolis. Além do presidente, a chapa conta ainda com um vice-presidente geral e, como a Aepremerj divide o Estado do Rio em oito regiões, mais oito vice-presidentes regionais. Carlos Renato foi eleito vice-presidente da Região da Costa Verde, que abrange Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí.


 – Isso nos ajuda a estarmos ainda mais inseridos no universo da discussão, propagação e cultura previdenciária – avaliou Carlos Renato, sobre sua eleição para a Aepremerj. – Agora teremos representatividade e participação de forma efetiva tanto no âmbito nacional quanto estadual – completou o presidente, lembrando que também faz parte dos 15 conselheiros administrativos da Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal (Aneprem), que tem como objetivo fortalecer e capacitar dirigentes e funcionários de regimes próprios de previdência (caso do AngraPrev) no âmbito nacional, além de representá-los e defendê-los junto ao poder público.


 Dentre os principais temas a serem debatidos pela nova chapa na Aepremerj   estão a regulamentação das aposentadorias especiais, como as de periculosidade e insalubridade, e a definição da compensação previdenciária entre os municípios, o que regula os repasses de recursos para a aposentadoria de servidores que trabalharam durante muitos anos em um município, mas se aposentaram em outro.  Atualmente só está definida a compensação entre o regime geral (INSS) e os regimes próprios (dos municípios). 


 Além da eleição, também foi realizado o VIII Encontro Regional da Aepremerj, que contou com várias palestras sobre temas previdenciários, como “Compensação previdenciária” e “As vantagens do Regime Próprio de Previdência Social em relação ao Regime Geral de Previdência Social”. A posse da nova chapa será no dia 10 de setembro, em Petrópolis. A gestão será de dois anos, até agosto de 2012. De acordo com Carlos Renato, logo após a posse será feita uma reunião de trabalho para definir as primeiras ações.

Secretarias relacionadas: