Alunos de Angra se apresentam na Flipinha

Os autores do livro "Brasileirinhos" estavam presentes durante a apresentação na Flip

Quinta-Feira, 05/08/2010 | .


Pela primeira vez o município de Angra realizou uma apresentação na Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), e a participação superou as expectativas, pois foi realizada por um grupo de alunos da E.M. Professor José Lomeu Bastos, do Morro do Abel, na quarta-feira, 4, na Flipinha, que deu um show de carisma e talento.

O auditório, com cerca de 300 pessoas, estava lotado de adultos e crianças para assistir a peça, que foi montada com textos do livro “Brasileirinhos”, escrito pelo paulistano Lalau e ilustrado pela carioca Laurabeatriz.

As seis personagens do espetáculo são animais da fauna brasileira que já estão em extinção, como a onça-pintada, a arara-azul e o mico-leão-dourado, além dos próprios autores, que também foram representados e estavam presentes à peça para assistir à homenagem que lhes foi feita.

“Outras escolas de São Paulo e Porto Alegre já fizeram algumas leituras da série 'Brasileirinhos' com peças, mas nunca nos representaram nem utilizaram música para ilustrar”, contou o autor, Lalau. O livro “Brasileirinho” foi o primeiro da trilogia, lançada em 2000, seguida por “Mais brasileirinhos”, “Bem brasileirinhos” e “Novos brasileirinhos”, editado em 2007.

A ilustradora Laurabeatriz ficou encantada com a criatividade e com o cuidado nas pesquisas da vida dos autores. “Achei excelente a ideia da música, que deu o tom regional ao trabalho e fui muito bem representada”, frisou ela.

A música utilizada na peça é de autoria do compositor paritiense Luiz Perequê, que emprestou o refrão de uma de suas canções e sua melodia para os textos de Lalau. “Toda a adaptação musical foi feita pelo Projeto Música nas Escolas, sob a coordenação das professoras Carmem Lúcia e Beatiz Larrosa, e a do texto foi feita pela professora Roziméri Lucas de Noronha, responsável pela biblioteca escolar, com o apoio da auxiliar de biblioteca Luciana Praça, que estão sob a coordenação geral da professora Maria Sebastiana Palmeira ”, contou a gerente de Núcleos de Programas e Projetos, Deiva Reis.

Os alunos que atuaram na peça estavam acompanhados de suas mães, que ficaram surpresas com o talento de seus filhotes. “Meu filho é tímido e eu pensei que ele ficaria com vergonha diante de um grande público, mas ele se soltou e era só sorrisos”, contou a dona de casa Monique Reis, mãe de Breno Reis dos Santos, que representou o mico-leão-dourado.

“Nós, da Prefeitura de Angra, ficamos muito felizes pela oportunidade de poder participar da Flipinha e compartilhar  com todos o trabalho de incentivo à leitura que é desenvolvido no município pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia”, enfatizou a subsecretária Neuza Fonseca, que representou a secretária Luciane Rabha no evento.

Na sexta-feira, 6, será a vez da E.M. Frei Bernardo, do Parque Mambucaba, que, às 13h, vai se apresentar com seus alunos, sob a orientação da professora Cláudia Lacerda.

Secretarias relacionadas: