Capoeirangra vai movimentar fim de semana

Capoeiristas de Angra, Brasil e Europa vão realizar diversas atividades no convento e na Pr.Zumbi dos Palmares

Sexta-Feira, 13/08/2010 | .

 



O Grupo de Capoeira Senzala de Angra dos Reis vai reunir, nos dias 13 e 14 de agosto, no convento São Bernardino de Sena e na Praça Zumbi dos Palmares, grupos de capoeira da cidade, do Brasil e da Europa para realizar o Capoeirangra, um evento anual, com grande vivência prático-teórica, aulão de maculelê, rodas de capoeira, batizados, troca de experiências, cursos de confecção de berimbau, encenação da tradicional puxada de rede em homenagem aos pescadores da cidade, palestras, várias homenagens, muita música, gingado, enfim, uma grande festa onde todos poderão se divertir, aprender, confraternizar e mostrar a força da capoeira na cultura local . Serão dois dias onde a capoeira vai estar mais do que em destaque. Vale a pena conferir e aprender mais sobre a arte, que é uma das mais importantes do Brasil.


Wanderley Silveira, o mestre Deco, do Grupo Senzala de Angra, é um dos organizadores do Capoeirangra. O evento é apoiado pela Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e acontece há quase 20 anos. Segundo ele, o grande encontro surgiu a partir do projeto social do Senzala na cidade, que atende hoje cerca de 40 crianças. Deco convida a população, amantes da capoeira e integrantes de todos os grupos da cidade para se encontrarem no fim de semana. Mestres da capoeira como Peixinho, Tony Vargas, Feijão, Itamar, Lobinho e mestre Renato, do Congo, já confirmaram presença e farão diversas atividades no encontro.


A programação começa no dia 13, sexta-feira, às 18h, no convento São Bernardino de Sena com uma vivência com informações práticas e teóricas da capoeira, desde a sua origem ao mestre Bimba, ministrada pelo mestre Tony Vargas, do Senzala (RJ), aberta a todas as pessoas e capoeiristas interessados. No dia 14, o evento acontece na Praça Zumbi dos Palmares (Mercado Municipal), a partir das 10h, com roda de bambas, e só termina no final da tarde com a Puxada de Rede feita pelo Grupo Teatral do Centro Cultural Senzala de Capoeira (RJ). Durante todo o dia acontecerão diversas atividades na praça, abertas a todos, como aulão de maculelê, com mestre Ramos; curso de confecção de berimbau com mestre Peixinho, batizado e troca de cordas das crianças do projeto Senzala de Angra e homenagens a mestres e autoridades.

Secretarias relacionadas: