Maria Helena Ururahy, acadêmica do Ateneu Angrense de Letras e Artes, uma das ex-alunas de música do saudoso maestro Gerard Galloway, que foi uma das figuras mais importantes da cultura angrense nos ultimos tempos, emocionada, abriu elegantemente os festejos da V Semana Cultural em homenagem ao artista, na missa cantada com o Coral da Imaculada Conceição, realizada na noite do dia 12, na igreja do Carmo..
-É com saudade e música de coral que lembramos de nosso querido maestro que nos deixou um grande legado. Esse novo coral, o da Imaculada Conceição, que está abrindo lindamente nosso evento, é um dos frutos semeados por Galloway, pois o regente Maxwel faz parte do Coral da Cidade, criado pelo maestro em 1979- disse Maria Helena.
Com alegria, Maxwel, que é um dos solistas do Coral da Cidade, regeu os novos coralistas, um grupo formado na maioria por senhores e senhoras , participantes das missas das igrejas católicas do Centro, que cantaram diversas músicas sacras, abrilhantando a missa
O presidente da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), Roberto Peixoto, participou da abertura da semana, lembrando que é uma honra para a fundação apoiar eventos como os realizado pelo Ateneu.
As atividades da semana continuam até domingo (nas noites de 13 a 15 de agosto), com belas apresentações de diversos corais de Angra , cidades vizinhas e do Rio de Janeiro. Toda a população está convidada.
Programação
Dia 13 de agosto (6ª feira)- Igreja Matriz
19h30- Coral Infanto-juvenil de Angra
20h15- Coral Educanção de Paraty
21h- Coral Inmetro (RJ)
Dia 14 de agosto (sábado)- Igreja Matriz
18h30- Orquestra de Flauta Doce do Peti de Rio Claro
20h15- Coral Vozes de Nova Iguaçu
21h- Coral da Caixa Econômica Federal (RJ)
Dia 15 de agosto (domingo)-Igreja Matriz
19h30- Coral Corporativo da Petrobras (RJ)
20h15- Madrigal da Ilha do Governador (RJ)
21h- Coral da Cidade de Angra dos Reis