Fim de semana cultural

Festas religiosas, Capoeirangra, Noites Angrenses e Semana Maestro Galloway movimentaram Angra

Segunda-Feira, 16/08/2010 | .

 

Um fim de semana bastante frio, mas com opções calorosas para quem gosta de música, festas religiosas, capoeira e música de coral. E o melhor de tudo: atrações gratuitas, todas elas com apoio cultural da prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra Cultuar. Um dos projetos, o Noites Angrenses, na Praça do Porto, é todo realizado pela Cultuar.


A programação começou com a Festa de Nossa Senhora da Glória, de 11 a 15 (Morro da Glória). Seguiu com o início da Festa da Lapa e da Boa Morte com procissões e missas nos dias 12 e 15.


Na quinta-feira, 12, começou a V Semana Cultural Maestro Galloway, que só acabou no domingo à noite, realizada pelo Ateneu Angrense de Letras e Artes, que trouxe corais do Rio, como o da Petrobras , Caixa Econômica, Inmetro e Madrigal da Ilha do Governador, corais de Nova Iguaçu e Paraty e a Orquestra de Rio Claro para tocarem nas igrejas do Carmo e Matriz. As pratas da casa, o Coral infanto-juvenil abriu o evento e o Coral da Cidade o encerrou com um brilho extraordinário, sendo aplaudido de pé, na igreja Matriz.


Na sexta-feira, 13, no convento São Bernardino, o Centro Cultural Senzala de Angra, através do mestre Deco, e a presença do presidente da Senzala -Rio, mestre Peixinho, deu início ao Capoeirangra, com uma Vivência feita por mestre Tony Vargas, trabalhando a história da capoeira, desde a sua criação no Brasil até os dias de hoje, quando ela já é considerada como patrimônio imaterial. A Capoeirangra continuou no sábado , no Ceav, em diversas espaços com aulão de maculelê, entrega de cordas e oficina de berimbau. Diversos mestres do Rio e do Brasil marcaram presença. Capoeiristas de toda a partes do Brasil e do exterior também participaram dos eventos.


Ainda na sexta-feira, a partir das 20h, foi a vez da música e teatro no Noites Angrenses, na Praça do Porto, com a Cia. Teatral Fábrika do Entretenimento apresentando “Porque o noivo colocou a noiva na justiça”, o performático JôGuitar, mandando ver nos acordes. O Noites Angrenses terminou no fim da noite com a Banda Coletiva fazendo a alegria da galera que gosta de rock.



Secretarias relacionadas: