Hoje, em todo o mundo, a Defesa Civil se organiza em sistemas abertos com a participação dos governos locais e a população no desencadeamento das ações preventivas e de resposta aos desastres. O intuito é construir uma nova realidade de ações preventivas de Defesa Civil a médio e longo prazo. Ao completar 30 anos, a Defesa Civil municipal de Angra dos Reis, por determinação do secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, procura inovar a cada dia buscando estabelecer parcerias que beneficiem a população angrense. Uma dessas parcerias é a que está sendo fechada com a Subsecretaria de Parques e Jardins. O novo projeto transfere, além do patrimônio da Defesa Civil, conhecimento e capacitação de pessoal para atuar no corte e poda de árvores em situação de risco, para a subsecretaria, o que é feito pela Defesa Civil há 23 anos.
A parceria faz a transferência de equipamentos de segurança em altura, motosserras, cordas, escada e duas viaturas (Toyota Bandeirante/ano 94). O veículo, com a cor natural da Defesa Civil, o amarelo, ganhou o tom de verde para atender à nova finalidade. Elas foram reformadas e pintadas interna e externamente, para que os funcionários da subsecretaria possam trabalhar bem preparados e equipados. Todo o trabalho foi executado por servidores da Defesa Civil, da Gerência de Manutenção e Transporte.
O projeto prevê ainda um curso que está capacitando o pessoal. Ele está sendo ministrado pelo gerente de Resposta a Emergência Nuclear e instrutor operacional, Marcos Koshiyama o diretor do Corpo Operacional, Carlos Antônio. O treinamento prático, com duração de dois meses, será oferecido, neste primeiro momento, a 10 funcionários da subsecretaria. A partir de então, toda a ação programada relacionada a vegetais, corte e poda, passará a ser executada pela Subsecretaria de Parques e Jardins. A equipe da Defesa Civil apenas atuará em situações emergenciais, finais de semana e feriados.
Os jovens chegaram à Defesa Civil na quinta-feira, 19, e se inteiraram com o gerente Marcos Koshiyama e o diretor do Corpo Operacional, Carlos Antônio, sobre os procedimentos a serem realizados por eles nesta nova função. O subsecretário de Defesa Civil, José Carlos Lucas Costa, a subsecretaria de Parques e Jardins, Elizabeth Brito e a coordenadora de Poda e Arborização do Parques e Jardins, Rita de Cássia Freitas, receberam na sede da Defesa Civil os novos funcionários.
Durante 23 anos a Defesa Civil do município de Angra dos Reis executa o trabalho de corte de vegetal em situação de risco, sempre após vistoria e autorização da Secretaria de Meio Ambiente. Com este novo projeto, a Defesa Civil estará focada ainda mais nas ações de emergência e de prevenção, oferecendo com mais qualidade os programas implementados, como o Amigo da Criança, o combate à dengue, Ensinando a Salvar Vidas, entre outros, focando o seu trabalho na preservação do maior patrimônio de todos, que é a vida.
DC treina pessoal para a Sub. de Parques e Jardins
Além disso, transfere patrimônio que será usado no corte e poda de vegetais em situação de risco