O prefeito Tuca Jordão inaugurou na sexta-feira, 20, a primeira escola de sua gestão, localizada no Morro do Carmo. A unidade escolar ganhou o nome de E.M. Regina Célia Monteiro Pereira, e atenderá a cerca de 120 alunos do pré ao 5º ano de escolaridade.
A inauguração reuniu a comunidade local, que foi prestigiar e conhecer a primeira escola municipal a ser totalmente pastilhada por fora e por dentro e ter elevador para melhorar sua acessibilidade.
O novo prédio tem 831 m2 de área construída, distribuída em três pavimentos com oito salas de aula, uma biblioteca, refeitório, sala de vídeo, sala de professores, sala de direção e espaço educacional recreativo.
“Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos por causa da tragédia, buscamos fazer o melhor por essa comunidade e entregamos a escola. Aliás, ela está linda e não me espanto ao saber que os alunos das escolas particulares da comunidade queiram migrar para cá”, frisou o prefeito Tuca Jordão, que estava acompanhado da primeira-dama e subsecretária de Gestão de Projetos, Alessandra Jordão.
A nova secretária de Obras do município, Elenize Santana, reforçou a qualidade do material utilizado no revestimento da escola. “Procuramos usar a melhor pastilha do mercado e o melhor piso. Essa decisão do prefeito foi muito acertada. As crianças acordarão muito mais motivadas para vir à escola”, falou.
Já a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, agradeceu a parceria com as associações de moradores dos morros do Carmo, Caixa D'Água e Santo Antônio, através de seus presidentes, presentes à inauguração, e falou sobre a importância da escola na comunidade.
“Vamos fazer desta escola um espaço de vida, cheio de alegria e a continuação da casa das crianças. A escola é e sempre será o porto seguro delas”, enfatizou a secretária, se referindo à uma situação de espancamento ocorrida no início da semana com dois irmãos pelo próprio pai. “Mesmo com o braço e mãos quebrados, eles foram à escola e lá receberam atendimento e foram encaminhados ao Conselho Tutelar”, contou.
A direção-geral da unidade está sob a responsabilidade da professora Maria Helena de Andrade, que foi muito aplaudida pela comunidade ao reforçar que seu objetivo é fazer uma escola de excelência com uma educação de qualidade.
Diversas apresentações foram realizadas, como a reexibição da peça que os alunos da E.M. José Lomeu Bastos, do Morro do Abel, apresentaram na Flip, e a bibliotecária Tatyane Valdez presenteou a todos com a interpretação coreografada da canção “O caderno”, de Toquinho.
Os alunos da pré-escola, e do 1º e 2º anos, também encantaram com a leitura do poema “A escola”, de Cláudio Tebas, e com a música “Sementes do amanhã”, de Gonzaguinha.
Os vereadores José Antônio, Jorge Eduardo e Leandro Silva estavam presentes, e o procurador-geral do município, André Gomes Pereira, também.
Nova escola do Morro do Carmo foi inaugurada
A unidade de ensino, toda pastilhada, foi a primeira a ser inaugurada pelo prefeito Tuca Jordão