Angra sediou palestra sobre nota fiscal eletrônica

Evento contou com parceria da Associação Comercial e Empresarial da cidade

Terça-Feira, 24/08/2010 | .


A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Fazenda, apoiou a palestra sobre fisco digital e nota fiscal eletrônica, realizada na segunda-feira, 23. O evento contou com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis (Acear) e aconteceu no auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA). A abertura foi feita por Jorge Irineu da Costa, secretário de Fazenda de Angra dos Reis. O palestrante foi Dante Barini, da empresa Alterdata.

Jorge Irineu enfatizou a necessidade de as empresas se adequarem ao sistema da nota fiscal eletrônica, em decorrência do prazo legal para sua implementação. “As empresas fornecedoras do poder público têm, por exigência da lei, que começar a emitir a nota fiscal eletrônica a partir de 1o de dezembro deste ano”, afirmou o secretário de Fazenda.

Dante Barini enfatizou que com a tecnologia atual, o fisco tem muitas informações sobre o contribuinte, e que toda a sociedade pode ser beneficiada. “Nós, que pagamos impostos, temos que ter a consciência de agir corretamente”, disse. Segundo ele, quanto maior for a arrecadação, com mais participação de todos, maior a possibilidade de gradativamente as autoridades reduzirem a carga tributária.

O empresário informou também que, dependendo do grau de informatização, uma empresa pode implementar os sistemas para emitir a nota fiscal eletrônica entre três dias a uma semana. “Temos que dar muita atenção ao que informamos ao fisco, e os sistemas informatizados auxiliam os contribuintes com muito mais precisão e rapidez”, afirmou Dante Barini.

O objetivo da palestra, que contou com ampla participação do público, foi a de subsidiar, com mais informações, os empresários e profissionais de contabilidade do município. A Prefeitura de Angra dos Reis foi pioneira na implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NFE) no Brasil, ao fazer a primeira emissão em 1º de julho de 2004, e teve reconhecimento oficial, ganhando o Prêmio Hélio Beltrão de Desburocratização.

O pioneirismo de Angra dos Reis despertou o interesse de outros municípios. Profissionais das cidades de São Paulo, Petrópolis (RJ), Barra do Piraí (RJ) e Resende (RJ), entre outras, vieram à cidade para conhecer o sistema. Ele está sendo aperfeiçoado desde 2004 e recentemente, com a edição do Decreto 7.359, passa por uma reformulação visual com o objetivo de atender à legislação, que prevê uma padronização em todo o país.

Secretarias relacionadas: